07/02/2013
Qual o melhor anticoncepcional para mim?
Ser mãe é algo que esta nos planos da maioria das mulheres. Mas tudo tem o seu tempo! Então para evitar uma gravidez indesejada, aqui vão todos os métodos anticoncepcionais para você ver qual deles se encaixa melhor na sua rotina.Pílula
O método mais utilizado no país. Trata-se de comprimidos que tomados diariamente interrompem a ovulação. Existem vários tipos diferentes de pílulas, então consulte o seu ginecologisata para saber o mais adequado para você.
Ela deve ser tomada todos os dias, no mesmo horário SEM ERRO. A pílula tem a capacidade de reduzir a TPM e a cólica. É super eficaz se tomada corretamente, então para as esquecidinhas de plantão talvez esse método não seja indicado para você.
Injeção
Uma vez por mês você precisa ir até a farmácia para tomar uma picadinha. Ela contem hormônios que serão liberados na corrente sanguínea.
Como é injetado uma quantidade muito grande de hormônios de uma vez, pode trazer muitos efeitos colaterais, como inchaço e náuseas.
Sua maior vantagem é que você só precisa se preocupar com isso uma vez por mês.
Camisinhas
A camisinha é como uma “capa” para os órgãos genitais. Se colocados corretamente tem total segurança, além de proteger de doenças sexualmente transmissíveis.
Podem reduzir o prazer na relação sexual.
Camisinha Feminina
É menos propensa a romper que a camisinha masculina, porém mais cara. Exige que a mulher tenha total intimidade com o seu próprio corpo.
Camisinha Masculina
È o método anticoncepcional mais barato, mais simples e mais popular. Deve ser colocado instantes antes do ato sexual, quando o pênis estiver já ereto.
Adesivo
Trata-se de adesivos que colados na pele da garota liberaram hormônios na corrente sanguínea, que impedirão a ovulação. Na caixa vem 3 adesivos que devem ser trocados toda semana no mesmo dia. Na quarta semana a garota não utiliza o adesivo, pois ocorre a menstruação.
O adesivo é aprova d’água , não sai na piscina, nem no mar, nem com a transpiração. Não traz tantos efeitos colaterais, mas é visível mesmo que colocado em lugar discreto.
Anel
Um anel flexível, que aplicado dentro da vagina libera hormônios. Deve ser trocado de 3 em 3 semanas e colocado pela própria mulher.
Implante
Aplicado sobre a pele, os hormônios são liberados na corrente sanguínea. É o anticoncepcional mais caro, mas a sua durabilidade é de até 3 anos!
Diu
Existem dois tipos, o hormonal que libera hormônios que impedem a ovulação, e o de cobre que impedem os espermatozoides de chegarem ao útero. Sua durabilidade é de 5 a 10 anos.
Laqueadura
Cirurgia que obstrui as trompas do útero. É um procedimento cirúrgico e tem 100% de eficácia.
Agora que você já conhece todos os anticoncepcionais, fique atenta em outra questão. Existem alguns remédios que podem cortar efeitos do anticoncepcional, como remédios para depressão, emagrecer, antialérgicos e anti-inflamatório. Converse bastante com o seu medico e ginecologista sobre isso, antes de utiliza-los. Lembre-se que esses métodos -com a exceção da camisinha- não previnem doenças sexualmente transmissíveis como a Aids. Então é importante o uso de camisinhas caso trocar de parceiro, para garantir a sua saúde.
Seguindo as dicas do Blog da Pró-Corpo você ficará mais antenada e saudável!
Já conhece os procedimentos da Pró-Corpo Estética? Clique no botão abaixo e agende uma avaliação gratuita com uma Personal Estetic, ela está capacitada e preparada para indicar os melhores procedimentos estéticos que atendam suas necessidades. Conheça!
Estou em dúvida sobre o melhor método pra mim. Estou pensando em usar os injetáveis pois não corre o risco de esquecer.