26/08/2014
Acne na fase adulta é normal?
O aparecimento da acne nas mulheres adultas é popular graças à produção maior de hormônios masculinos nessa faixa etária. Sim, mulheres também produzem hormônios masculinos, como estrogênio e progesterona, mas em menor quantidade que nos homens.
Mulheres com idades entre 25 e 35 anos apresentam problemas de ovário policístico, por mau uso do anticoncepcional ou alterações hormonais e devem realizar os exames necessários para detectar qual a origem do problema. Geralmente esses problemas estão associados à alimentação inadequada, excesso de sol, limpeza incorreta da pele, período menstrual, estresse, excesso de oleosidade, cravos e espinhas inflamadas perto da menstruação.
As principais causas da Acne são:
1- Sebo: Níveis elevados de hormônios masculinos, ou sensibilidade aumentada dos receptores destes hormônios, estimulam as glândulas a produzirem maiores concentrações de sebo.
2- Obstrução dos ductos foliculares: O acúmulo de células mortas, combinado ao sebo, forma uma rolha córnea, originando os comedões, conhecidos como "cravos".
3- Bactérias: Todos nós possuímos a bactéria P. Acnes na nossa pele. Porém, nas glândulas obstruídas e com excesso de sebo, elas se proliferam com maior facilidade.
4- Inflamação: O sebo modificado provoca inflamação. Há formação de pus, formando as "espinhas". Quanto maior a inflamação, maior o tamanho e a dor da lesão.
Confira 6 cuidados diários que devemos ter com a pele:
1- Lave o rosto com sabonete indicado pelo seu médico duas vezes ao dia, não mais que isso. Se você lavar mais, a pele acaba criando mais sebo.
2- Jamais durma de maquiagem, isso entope os poros.
3- Evite passar as mãos no rosto sem lavá-las antes, assim você evita levar micro-organismos para o rosto, provocando uma sujeira desnecessária.
4- Nunca use cremes de amigas ou conhecidos só porque lhe disseram ser bom. Lembre-se de que cada pele tem uma característica diferente.
5- Ao primeiro sinal de que algo anda errado com sua pele, marque uma consulta com a dermatologista. Todo tratamento que começa cedo tem um efeito melhor e mais rápido.
6- Caso nenhum dos procedimentos acima alivie, procure um médico dermatologista.
Seguindo essas dicas do Blog da Pró-Corpo, você terá uma pele mais saudável e livre de cravos e espinhas!
Já conhece os procedimentos da Pró-Corpo Estética? Clique no botão abaixo e agende uma avaliação gratuita com uma Personal Estetic, ela está capacitada e preparada para indicar os melhores procedimentos estéticos que atendam suas necessidades. Conheça!
Tô amando todas as dicas
Só falta encher o bolso,rs
Mais a necessidade de iniciar um tratamento é grande.