10/08/2010
Novo padrão de beleza masculino
O padrão de beleza masculina vem mudando aos poucos nos últimos anos e não existem mais um padrão preestabelecido.Há os agressivos, com aparência angelical, mais esportivos, e aqueles que estão aderindo ao hábito de cuidar da aparência e do corpo e como eles fazem questão desse tratamento.
Os homens estão usando cremes e loções para o corpo, bons perfumes, fazem tratamentos estéticos, usam roupas de marcas famosas e alguns até aderem a depilação e tiram a sobrancelha.
Pesquisas apontam que, a cada 50 homens um certamente faz tratamento de beleza, sendo que 28% usam diariamente cremes, 37% fazem a unha, 25% pintam o cabelo, 22% fazem limpeza de pele, além, é claro, de alguns que optam também pelas cirurgias plásticas.Para este novo perfil de homem, foi dado o nome de “metrossexual”, um termo em inglês que une as palavras metrópole e sexual , que foi citado pelo jornalista americano Mark Simpson, em um artigo para o jornal inglês “The Independent” no ano de 1994.
Vale lembrar que esta expressão usada para homens vaidosos nada tem a ver com sexualidade dos homens. O metrossexual cultua a beleza e o cuidado com o corpo e o homossexual se relaciona e sente desejo por pessoas do mesmo sexo.
Geralmente, os metrossexuais gastam cerca de 20% da renda mensal com a beleza. O mercado cosmético já percebeu este novo público e por isso dispôs produtos e serviços para estes homens vaidosos. Esse grupo tem faixa etária média entre 20 e 55 anos, que gostam de cuidar do corpo e também do resultado desse investimento. Geralmente são pessoas com uma vida confortável e bem sucedida, vivem em grandes cidades, onde podem ter um meio social e cultural ativo, além de cuidarem do corpo em clinicas de estética, fazerem academia e cultuarem o corpo da melhor forma possível.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) o número de homens que se submetem a operações estéticas aumentou de 8% para 28% nos últimos anos. Pesquisas mostram que em 2009, cerca de 119.217 operações foram feitas no país, cerca de 18% dos procedimentos. As cirurgias mais realizadas pelo sexo masculino são: pálpebras, que corresponde a 16%, lipoaspiração 13%, procedimentos na face 13%, nariz 13%, orelha 11%, e implante capilar 7%.
Não raro, é comum encontrar homens dispostos a implantar silicone no corpo. A maioria das 1.793 próteses de silicone implantadas no ano passado em homens, 46% foram implantadas no peitoral, 21% no queixo, 18% nos glúteos, prótese na panturrilha foi responsável por 8% dos implantes , nos bíceps 5% e tríceps 2%.
Vi aqui
muito bom fala como os homens estão se valorizndo cada ver mais isso e uma ideia otima para aqueles que estão nesse ririmo