23/09/2009
Afie sua Memória!
Você esquece compromissos, nomes, chaves? Antes que você esqueça seu próprio nome, veja como seu cérebro retém informações e melhore essa capacidade.Onde foi que você deixou a chave do carro? Putz, ontem foi dia 5, você não pagou a fatura do cartão de crédito e vai pagar multa... Pois é, volta e meia sua memória o trai. Console- se: todos sofremos essa traição. E mais de uma vez. O problema é quando os lapsos ficam muito frequentes. Quer combatê-los? Entenda como funcionam os meandros do cérebro responsáveis pela faculdade de reter memórias, lembranças e fatos, e aprenda a treinar essa capacidade.
A memória imediata é aquela que nos faz guardar um número de telefone que acabamos de discar e que poucos minutos depois será esquecido. A memória de curto prazo, por sua vez, nos permite lembrar o que comemos mais cedo no almoço ou os temas foram discutidos na reunião de ontem. A de longo prazo dura anos. Inclui a lembrança de como foi seu primeiro emprego, do nome de seus pais, e está ligada também ao aprendizado de tarefas ou conhecimentos, como um novo idioma.
Guarde apenas o que for útil
As memórias que se perdem com mais facilidade são aquelas que nunca são usadas. O passar do tempo compromete nossas lembranças. Por volta dos 50 ou 60 anos elas começam a falhar, e as que vão embora mais rápido são as de curto prazo. Um idoso se recorda de uma canção da infância, mas não de outra que acabou de ouvir. Faz sentido, já que as memórias de longo prazo estão sedimentadas há mais tempo.
Se você não se concentra no que faz, sua memória o trai. Existem exercícios aparentemente esquisitos que ajudam a não se esquecer de detalhes corriqueiros.
Na hora de decorar coisas sem associação lógica, como um rosto ou um nome, crie seu próprio caminho. Se o nome for João, busque uma palavra como "avião" ou "rojão" e associe o rosto a ela.
Não existe um meio efetivo de medir se a memória vai bem ou mal. Mas um indício de que você pode estar exigindo demais do seu cérebro é o famoso branco. Esse lapso pode ser bastante irritante. Não é nada agradável ficar olhando para a cara do seu chefe e não conseguir se lembrar do número estatístico que ele pede, sabendo que está na ponta da língua.
Ansiedade, álcool ou simplesmente muita coisa na cabeça ao mesmo tempo fazem com que o cérebro não consiga responder corretamente. Por isso, dar um tempo para você torna sua memória mais eficiente.
Se você está exausto e precisa memorizar algo, seja numa aula, seja numa reunião, reserve alguns minutos para relaxar antes. Escolha um método: exercite-se, caminhe, ouça música. Sua capacidade de reter informações será bem melhor. Não se esqueça disso.
Gostou do nosso conteúdo? Conheça então nossos serviços!
Amazing, I didn’t heard about this topic up to the present. Thanks!!
muitas vezes esqueço do que fui buscar na geladeira e……..
sei lá tenho que voltar ao ponto inicial