24/11/2015
Integral x refinado: Entenda as diferenças
Seja na TV, nas redes sociais ou nas revistinhas de dieta, a gente vive ouvindo por aí que alimento integral é muito mais saudável do que o refinado, mas você sabe as diferenças entre eles?As principais diferenças entre alimentos integrais e refinados:
Basicamente, a principal diferença, e consequentemente a vantagem dos alimentos integrais em relação aos refinados, está no valor nutritivo, ou seja, na quantidade de vitaminas, minerais e fibras que possuem.
"Tá, mas por que os alimentos integrais têm maior valor nutritivo?". Vamos responder essa pergunta falando primeiro sobre os alimentos refinados. O alimento refinado é aquele que no processamento industrial sofre transformações em sua estrutura através da retirada de algumas partes dos grãos, como película e germe. Essa alteração acaba fazendo com que o alimento perca fibras, vitaminas e minerais.
"E com o alimento integral isso não acontece?". Exatamente! Os grãos permanecem íntegros, sem perdas em suas estruturas, assim preservam os nutrientes contidos.
Quando consumimos alimentos integrais, a sensação de saciedade é maior, fazendo a gente comer menos, sendo esta a verdadeira relação “perda de peso” e “alimento integral”. Além de sentirmos menos fome, também temos o metabolismo acelerado e com isso, nosso corpo acaba gastando mais energia, auxiliando no processo de emagrecimento.
Por preservarem a integridade de seus nutrientes, os alimentos integrais são capazes ainda de auxiliar na diminuição do colesterol ruim, no trânsito intestinal (facilitando a evacuação), além de prevenir uma série de doenças.
Lembre-se: para que você obtenha todos esses benefícios, o consumo de alimentos integrais deve ser regular e associado à uma alimentação equilibrada, com ingestão adequada de água e prática de atividades físicas.
E aí, gostou das dicas? Que tal aliar sua alimentação saudável aos tratamentos estéticos da Pró-Corpo? Agende uma avaliação gratuita com os melhores profissionais do mercado, basta clicar no botão abaixo: