19/04/2016
Por que as dietas não funcionam comigo?
Antes de começar a falar sobre o assunto, vou fazer algumas perguntas para você responder mentalmente com sim ou não, tudo bem? Vamos lá.- Você está comendo pouco e se privando do que gosta de comer?
- Sofreu com a dieta e continua se achando gordinha?
- A vontade de comer alimentos calóricos continua grande?
- Às vezes, exagera naqueles alimentos que não deveria comer?
- Você chegou ao ponto de pensar: "que se dane!"?
- Já fez dietas, emagreceu e voltou a engordar?
Se a maioria de suas respostas for 'SIIIIIM!' (com essa entonação mesmo!), talvez os regimes seguidos ou recomendados têm ação contrária do segundo órgão mais importante do corpo humano: o cérebro.
Uma das pessoas que pesquisaram a fundo sobre o assunto é a Dra. Charlotte Markey, Psicóloga e Professora da Rutgers University, localizada em New Jersey, EUA. De acordo com ela e os outros pesquisadores que participaram do estudo, se os regimes não funcionam, ou têm sucesso apenas momentâneo, a melhor estratégia é não cortar certos grupos de alimentos ou calorias, pois as consequências psicológicas neutralizam os esforços e, muitas vezes, acabam provocando até efeitos contrários aos desejados.
“Se saí da dieta, que se dane, assumo a gordura e assim sou feliz!”. Muitas pessoas pensam dessa forma, mas será que estão felizes mesmo? E a diabetes? E os problemas musculares e ósseos? E a eventual fadiga mental por se preocupar demais com as gordurinhas? Às vezes deixamos de prestar atenção até nas coisas mais importantes da vida.
- Mas então, o que fazer?
O primeiro passo é cuidar dos pensamentos, da cabeça. Em geral, nossas cabeças não aceitam muito bem mudanças repentinas, elas aceitam mudanças moderadas, gradativas, passo a passo. Pensando assim, mudanças pequenas e mantidas ao longo do tempo, devem ter resultados melhores e mais duradouros. É o que mostram as pesquisas mais recentes sobre padrões alimentares.
Se a essa atitude agregarmos pequenas doses gradativas de atividade física, teremos mais saúde, mais e melhores amigos, mais disposição, mais sucesso e principalmente, o aumento da autoestima e do bem-estar.
E aí? Vamos tentar? Que tal agilizar e intensificar os resultados com os tratamentos estéticos da Pró-Corpo? Clique no botão abaixo e agende agora uma avaliação gratuita com nossa Personal Estetic e eleve sua autoestima.
Para saber mais, leia: “Gente esperta não faz dieta” de Charlotte N. Markey. Bestseller, 2016.