19/03/2020
Coronavírus-Covid-19: Dicas Pró-Corpo
Ao ver esse título, você talvez se pergunte o que relaciona uma Rede de Estética Avançada com um surto viral que parou o mundo inteiro, certo? Vamos te explicar:É claro que como comerciantes, temos como foco as vendas, porém, são seres humanos, iguais a vocês que estão lendo, que fazem essa máquina chamada Pró-Corpo funcionar.
Diante desse cenário, viemos aqui com o intuito de informar, ajudar e orientar nossa rede de clientes sobre o COVID-19.
Coronavírus: O que é?
O COVID-19 é um vírus que causa, a princípio, doenças respiratórias. Os primeiros casos tiveram origem na China, porém hoje, o caos se instaurou na Itália, França, Estados Unidos e Alemanha. O vírus chegou ao Brasil recentemente e registrou na tarde do dia 17/03/2020 o primeiro óbito.
Coronavírus: Quais são os primeiros sintomas?
As conclusões referentes ao Coronavírus ainda são bem rasas, a cada dia que passa surgem novas informações sobre os sintomas, porém, passados alguns dias, especialistas listam alguns sintomas básicos que podem – ou não – ser um sinal de infecção. São eles:
- Febre alta, acima dos 38 ºC;
- Tosse seca, por ser um vírus que age diretamente no pulmão e na traqueia;
- Falta de ar;
- Dores musculares.
Estudos apontam que esses sintomas duram em média de 7 a 10 dias.
Coronavírus: Quem pode pegar?
Todos nós estamos sujeitos a contrair! Por ser um vírus de fácil proliferação, qualquer pessoa está passível a ser infectada: crianças, jovens, adultos e idosos.
A preocupação maior está nos idosos e pessoas com doenças pré-existentes. O vírus age diretamente no sistema respiratório do corpo humano. Quando você atinge certa idade, é natural que o seu sistema cardiorrespiratório e/ou cardiovascular comece a operar de forma mais limitada, isso faz com que os idosos sejam o principal grupo de risco da pandemia.
Coronavírus: Quando devo procurar ajuda médica?
Por ser um surto mundial, o COVID-19 mexeu diretamente com o funcionamento dos hospitais do mundo todo. Com isso, a ONS passou a orientar a população a buscar um médico apenas em casos extremos.
Veja algumas possibilidades de estar com o vírus, para te ajudar a tomar a decisão correta:
Possibilidade 1:
Viagem para o exterior + sintomas: O vírus teve origem na China e se espalhou rapidamente para outros países da Europa, logo, se você acabou de voltar de viagem, apresenta febre e ao menos mais algum dos sintomas listados acima, procure um médico.
Possibilidade 2:
Contato com algum suspeito/confirmado + sintomas: Com o passar dos dias, após surgimento do surto, já temos inúmeros casos suspeitos. Caso você teve contato com alguém que apresentou suspeita ou resultado positivo para o COVID-19, somado a um dos sintomas, procure um médico.
Caso você não se encaixe em nenhuma das possibilidades, porém, apresente algum sintoma, a primeira recomendação é que você se isole e comece uma quarentena. Infelizmente, o sistema de saúde está com dificuldades em atender toda população.
Coronavírus: Como se prevenir?
Por mais difícil que seja controlar a proliferação, médicos e especialistas vêm orientando a população com algumas ações básicas para tentar evitar a propagação do vírus. Veja abaixo o pequeno manual que montamos:
Tosse e espirro
Ao tossir e espirrar, a recomendação é que você cubra a região a ponto de evitar a disseminação do vírus para o meio ambiente e para que outras pessoas não contraiam.
1: Use um lenço de papel/pano em forma de máscara
2: Caso você não tenha um lenço, ao tossir e/ou espirrar, faça isso em cima do seu antebraço.
Higienização das mãos
Nossas mãos são a parte do corpo que tem o maior contato com outros objetos, logo, torna-se o membro com maior possibilidade de contrair e transmitir o vírus.
Lavagem:
- Abra a torneira e molhe bem as mãos;
- Passe sabão na palma e no dorso das mãos;
- Esfregue o sabão entre os dedos, tanto da mão direita quanto da esquerda;
- Faça uma concha e esfregue-a na palma da outra mão, a fim de lavar as unhas.
- Lave o polegar e a sua transição para o indicador;
- Por último, lave bem os punhos.
Enxágue:
- Faça o enxague partindo da ponta dos seus dedos, para baixo.
- Se possível, feche a torneira com o cotovelo.
- Caso não tenha essa possibilidade e você precise fechar com as mãos, use uma toalha de
- papel.
Faça sua parte...
Acreditamos que ao fazer a sua parte, você contribui não só para o seu bem-estar, mas também para o bem-estar do mundo todo. Nós da Rede Pró-Corpo estamos ansiosos para que o cenário mude, logo, também estamos fazendo a nossa parte. Esperamos que este conteúdo ajude de alguma forma!
Pró-Corpo Estética Avançada