19/11/2021
Celulite: Principais causas e dicas para combatê-las!
A Celulite é uma queixa frequente entre as mulheres, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia relata que após a puberdade elas se tornam presentes em 95% das mulheres, e raramente aparece nos homens.Com o verão se aproximando, queremos elimina-las ou fazer com que elas fiquem menos aparentes, então trouxemos para vocês algumas dicas para combater e amenizar a celulite.
Como as celulites surgem?
As celulites se formam por vários fatores, são caracterizadas pelo efeito "casca de laranja". Elas são bolsas de gordura que ficam acumuladas abaixo da pele quando a região está pouco oxigenada, e assim formam as depressões ou "covinhas". As regiões mais atingidas são as que têm quantidade maior de gordura como: coxas, glúteos, abdômen, quadril, braços e em alguns casos nas mamas.
As principais causas do aparecimento da celulite são:
Genética: mulheres que possuem um aumento de gordura corporal na região inferior do corpo têm uma maior tendência a desenvolver essa queixa.
Problemas circulatórios: pois prejudicam a drenagem das toxinas, deixando o líquido entre as células mais viscoso.
Alterações hormonais: provocam a disfunção do metabolismo, favorecendo a retenção de líquidos comprometendo a circulação.
Pílula anticoncepcional: favorece o desenvolvimento das celulites, pois possuem uma dose grande de hormônios circulando no organismo.
Falta de exercícios físicos e má alimentação: contribuem para um menor estimulo circulatório, fazendo com que haja maior retenção de líquidos.
Existe diferentes tipos de celulite?
Sim, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, as celulites podem ser classificadas em 4 graus:
- Grau 1: essa celulite é aquela que não está visível o tempo todo, se torna perceptível quando a pele da região é comprimida, surgindo pequenos "furinhos" ou ondulações.
- Grau 2: o aspecto de casca de laranja com os "furinhos" ou ondulações já são visíveis sem precisar comprimir a pele.
- Grau 3: nesse grau as celulites são mais intensas, com nódulos bem perceptíveis. O aspecto da pele pode se tornar seca e áspera com poros dilatados.
- Grau 4: a celulite nesse grau já é mais "grave", pois além do incomodo estético elas se tornam mais doloridas devido à formação de nódulos de fibrose, que comprometem a circulação da região. Esse tipo de celulite deixa ela mais “dura", além disso, elas se tornam mais evidentes nas roupas.
É possível eliminar a celulite?
Sim, conseguimos eliminar o aspecto de casca de laranja com alguns hábitos diários, como exercícios físicos, alimentação balanceada, uma boa hidratação e com a ajuda de procedimentos estéticos.
Exercícios Físicos:
Antes de iniciar a prática de exercícios físicos, é recomendado ser orientado por um treinador, já que este profissional irá adequar as atividades ao seu ritmo. Para eliminar as celulites é recomendado fazer exercícios aeróbicos como caminhada rápida, corrida, bicicleta e agachamentos para aumentar o gasto calórico e reduzir a gordura acumulada.
Alimentação Equilibrada
É indicado reduzir a ingestão de alimentos que possuem muito sal. Especialistas também recomendam o consumo de alimentos desintoxicantes, diuréticos e ricos em fibras. Eles irão ajudar a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo. Alguns alimentos sugeridos:
- Abacaxi;
- Maçã;
- Banana;
- Farinha integral;
- Leguminosas;
- Frutas vermelhas.
Procedimentos Estéticos:
Pró-Cell: aplicação de enzimas que tem como objetivo aumentar a circulação local, diminuindo edemas e melhorando o aspecto da pele. As regiões de aplicação são: interno, externo de coxas e glúteos.
Carboxiterapia: Procedimento que utiliza o gás carbônico em diferentes camadas da pele, promovendo uma melhor oxigenação e circulação sanguínea, fazendo com que acelere o metabolismo melhorando o aspecto de casca de laranja da pele.
Radiofrequência: indicado para o tratamento de celulite, já que devido ao aquecimento das camadas mais profundas da pele, estimula a circulação sanguínea no local, produzindo um novo colágeno, resultando na melhora da aparência da pele.
Pró-Shape: método exclusivo da Pró-Corpo, esse protocolo combina 3 procedimentos em apenas 1 sessão. Ele estimula a produção de colágeno, melhora a circulação local, estimula o sistema linfático, elimina toxinas e quebra células de gordura tratando a celulite.
Heccus: Esse procedimento acelera o metabolismo do corpo e quebra as células de gordura, promovendo sua eliminação e melhorando a textura da pele.
4 Dicas para amenizar as celulites
Hidrate bem o seu corpo
Para reduzir a aparência de casca de laranja da pele é preciso manter-se hidratada. Tomar bastante água ajuda a eliminar gorduras e toxinas que tendem a se acumular debaixo da pele. Especialistas recomendam beber mais de 2 litros de água por dia.
O consumo de alguns chás também ajudam na hidratação. São indicados chás que possuem ingredientes que quebram as células de gordura, desintoxicam e ajudam na retenção de líquidos.
Diminua a ingestão de sal
Isto é recomendado porque o sal aumenta a retenção de líquidos que estão intimamente ligados à celulite. Uma dica é só adicionar o sal no final do preparo das refeições. Além disso, vale aumentar a quantidade de ervas aromáticas como tomilho, orégano e manjericão.
Cremes podem ajudar
Estudos têm mostrado que a cafeína e o retinol são dois ingredientes em que podem ajudar a reduzir a celulite.
Especialistas recomendam, associar o uso dos cremes junto com a sua rotina de alimentação, exercícios. Pois assim você terá o resultado que deseja.
Mantenha uma dieta balanceada
Uma alimentação saudável ajuda o corpo a recuperar o seu equilíbrio bioquímico. Dessa forma, torna um ambiente menos favorável ao desenvolvimento da celulite. A dieta para celulite deve conter alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras.
E aí, gostou das dicas, se interessou pelos tratamentos? Vem conhecer a nossa unidade e agende agora mesmo sua avaliação gratuita, é só clicar no botão abaixo!