03/06/2022
Melasma: O que é? Quais os melhores tratamentos?
Essa semana vamos falar sobre o Melasma, quais os tratamentos e claro os resultados dos procedimentos realizados para esse tipo de macha.Mas antes de seguir com o blog é importante lembrar, quando falamos sobre manchas o assunto é sério. Pois é preciso procurar e conversar com especialistas para eles entenderem e indicarem o melhor tratamento para o seu tipo de mancha e também entender o que pode estar acontecendo com a sua pele.
Melasma, o que é?
O melasma se constitui em um distúrbio de pigmentação que provoca o aparecimento de manchas escuras e amarronzadas na pele. Muito comum na região da testa, das bochechas, nariz e lábio superior na região do buço. O melasma pode ser resultado de uma exposição exagerada aos raios solares, assim como de tendências genéticas ou de influências do período da gravidez.
Com algumas causas desconhecidas, além daquelas que naturalmente são mais evidentes. O melasma é mais frequente em mulheres, abrangendo 90% dos casos de ocorrência desse distúrbio.
Geralmente, mulheres de pele clara são ainda mais afetadas pelos efeitos nocivos do sol. endo que, mesmo após o tratamento do melasma podem apresentar predisposição ao desenvolvimento dessa alteração de pigmentação novamente. Dessa forma, é importante adotar alternativas que tragam resultados progressivos e que sejam repetidas continuadamente.
Tipos de Melasma:
O Melasma pode ser classificado em 3 tipos:
Melasma Superficial - Esse tipo de melasma é considerado quando as manchas estão presentes somente na parte da epiderme, camada mais superficial da pele. Nessa fase a pele responde bem aos tratamentos.
Melasma Profundo - Quando as manchas estão presentes na parte dérmica da pele, ou seja, as células de melasma estão concentradas na parte mais profunda da sua pele tornando as manchas mais escuras.
Para o melasma profundo, é indicado que passe com um dermatologista para que ela possa indicar um procedimento que atinja a camada mais profunda da pele e consiga acabar com essas células presentes.
Melasma Misto - Esse tipo de melasma é considerado quando as manchas estão mais superficiais e as mais profundas. Ela é um pouco mais resistente aos tratamentos.
Como identificar se tenho Melasma?
Se você notar o surgimento das manchas na pele no tom amarronzadas nas áreas mais expostas e na região do rosto. Principlamente, se elas surgirem após um efeito de calor na sua pele e as manchas surgirem nos dois lados com o mesmo formato, elas podem ser consideradas como melasma.
O indicado é que antes de começar a fazer qualquer tratamento, ou uso de cremes clareadores, passe por avaliação com uma especialista, para que ela possa analisar as características das suas manchas e te dizer se é realmente Melasma, pois existem diversos tipos de manchas no rosto.
Tratamentos para melasma
Os tratamentos para o Melasma tem como objetivo clarear as manchas e proporcionar uma renovação celular. Assim as manchas irão diminuir.
Os procedimentos mais indicados para as manchas na pele são: Peeling Químico e o Microagulhamento e Luz Pulsada
Peeling Químico
O Peeling Químico tem como finalidade uma renovação celular, aumento na produção de colágeno. No tratamento contra melasma, ele ajuda a eliminar as células epidérmicas superficiais, propiciando a descamação da pele da região aplicada.
Microagulhamento
O Microagulhamento é feito com um rolinho que contém diversas agulhas, elas causam lesões controladas. Após a aplicação elas irão proporcionar a renovação celular e aumento da sua produção de colágeno e elastina, acabando assim com as células de melasma presentes na camada mais superficial da pele.
Luz pulsada
Excelente para tratar áreas da pele danificadas pelos efeitos do sol ou do envelhecimento, a luz intensa pulsada funciona a partir da concentração de energia em determinadas áreas do corpo. Dessa forma, trabalha a pele com o calor de um laser suave que aos poucos remove as manchas.
Cuidados com a pele para quem tem Melasma
Como vimos o Melasma surge com a exposição ao calor, por isso, é extremamente importante evitar exposição exagerada ao sol. Manter a sua pele refrescada é ideal para que as manchas não se tornem mais aparentes. O uso do protetor solar todos os dias é indispensável.
Para saber o tipo do seu melasma, indicamos que passe por uma avaliação com uma de nossas especialistas.