03/01/2013
Alimentação na terceira idade
Nossa alimentação é quem dita como o corpo ficará e que carências ele terá. Quando mais novos, cometemos o erro de não nos importarmos com o teor de gordura trans, níveis de colesterol, de açúcar ou sódio. O que não sabemos (ou sabemos e deixamos de pensar até que a coisa fique grave) é que o que comemos hoje pode afetar nossa saúde daqui há alguns anos.Diabetes e hipertensão, por exemplo, que podem aparecer perto dos 60 anos, tem sua origem em hábitos alimentares inadequados da juventude. Mas não adianta chorar pelo leite derramado: quando o problema aparecer, é hora de se cuidar e vigiar cardápio, para garantir a saúde e o bem estar na terceira idade.
Como se alimentar
Dê preferência para refeições ricas em vitaminas, enzimas, minerais e fibras. Nessa idade, o corpo já não tem uma boa capacidade de absorção, pois o metabolismo fica lento com o passar do tempo. Por isso, precisamos de muito mais nutrientes do que quando conseguíamos processar tudo com facilidade. Mas fique atento: lembre-se que a força dos dentes e a digestão também não estão mais perfeitas, e alguns legumes e verduras ricos em nutrientes podem ser difíceis de digerir. Escolha com cuidado, e veja métodos para cozinhar e preparar os alimentos de forma a facilitar o processo digestivo.
Como se hidratar
Beber água sempre foi algo essencial, e agora, mais ainda. Tente beber água pura, para evitar o açúcar de chás e sucos. Idosos são mais propensos a desidratação, e podemos sofrer muito quando a temperatura sobe demais, justamente pela perda de água. Beba água mesmo sem ter sede, e acostume o corpo a estar sempre hidratado. O ideal é ingerir 2 litros de água por dia, o equivalente a 8 copos.
Diferença de cardápios
Como cada corpo tem sua carência diferente, é aconselhável consultar um nutricionista para ajudar a reavaliar e educar a alimentação, apontando os alimentos específicos para suprir qualquer necessidade do corpo. O nutricionista também indicará a necessidade ideal de cada alimento, assim como a necessidade de algum complexo vitamínico.
O cuidado da família é muito importante para ajudar o idoso a mudar seus hábitos alimentares e incentivá-lo a acostumar seu paladar a coisas mais saudáveis e que farão bem a sua saúde. Uma alimentação saudável pode ser muito gostosa, se tivermos paciência e originalidade para criar e saborear os alimentos. Todos nós, com sorte, chegaremos nessa fase da vida, que promete ser muito boa, se tivermos tempo para desfrutar e passar nossa sabedoria aos mais novos.
A Pró-Corpo disponibiliza Nutricionistas para você tirar suas dúvidas quanto a alimentação. Agende agora mesmo uma avaliação gratuita.
Um comentário sobre “Alimentação na terceira idade”