
21/12/2012
Comer fora de hora pode engordar
Um lanchinho aqui, uma bala ali ou um petisco. Comer fora de hora pode ser muito gostoso. Mas não será assim tão gostoso quando você subir na balança e ver que ganhou uns quilinhos a mais. “Mas como? Não mudei em nada minhas refeições?”. Ok, mas o que você fez entre elas?O armário e a geladeira são os vilões, nessas horas: um chocolate, um biscoito recheado ou um petisco não parece ser tão grave, já que a próxima refeição está longe.
É aí que mora o perigo. Essas escapadinhas que, sozinhas, parecem inocentes, somadas podem virar um problemão. Estudos comprovam que comer fora de hora pode aumentar a tendência a engordar, pois a maioria dos alimentos ingeridos entre refeições são pobres em nutrientes e de alto valor calórico.
Qual é a saída?
Não há um horário certo para se alimentar. Porém, é preciso estabelecer uma rotina alimentícia, para que o corpo se acostume com os horários da refeição, a fim de aproveitar melhor todos os nutrientes.
Se ainda assim você continuar com fome entre as refeições, opte pelas frutas. Elas são ótimas para serem saboreadas entre refeições, pois são doces (tirando um pouco da vontade do nosso paladar), possuem nutrientes e vitaminas e poucas calorias. Ao invés de atacar a geladeira, ataque a fruteira!
A noite é para dormir!
Evite comer à noite! Comer à noite, quando corpo precisaria estar se preparando para descansar, é prejudicial e a tendência de engordar é maior. Isso porque o corpo não está se preparando para absorver nenhum nutriente, por conta do metabolismo lento, e a comida é armazenada. Ingerir doces à noite é ainda mais prejudicial para a dieta.
Pra piorar, comer à noite pode fazer algumas pessoas ficarem com irritações de garganta ou com alergias respiratórias mais facilmente. Qual a relação? Se você come, o estômago começa a produzir suco gástrico para digerir a comida. Se pouco tempo depois você vai se deitar, um pouco desse ácido pode subir pelas vias e irritar a garganta, influenciando em infecções, irritações e reações alérgicas.
Claro que não é apenas comer entre as refeições que gera o aumento de peso. Se você quer emagrecer, várias coisas devem ser analisadas, como a altura, o peso, a composição da sua dieta e seus exercícios físicos. Se o peso te preocupa, a Pró-Corpo disponibiliza Nutricionistas para avaliar seu caso especificamente. Saiba exatamente como e quando se alimentar!
