28/10/2009
Beleza obsessiva e seus transtornos
Horas e mais horas de musculação por dia, nenhuma gordura, doce e conservante na dieta, corpo esguio, magro e sem nenhuma celulite... Até onde vai essa obsessão por “perfeição”?Em busca da longevidade, estamos nos tornando neuróticos com a alimentação e exagerando nas atividades físicas. Essas atitudes podem esconder uma obsessão pela saúde e levar a doenças como transtorno alimentar e imagem corporal distorcida, como é o caso da ortorexia e a vigorexia.
ORTOREXIA
A palavra tem origem no grego: “orthos”, de correto, e “orexis”, que se refere à fome. O quadro clínico surge de uma distorção da ideia de que a comida natural é a melhor forma de alimentação. Enquanto uma pessoa anoréxica está preocupada com as calorias dos alimentos, a ortoréxica se atém à qualidade do que coloca no prato. Só leva para casa produtos que considere 100% saudáveis, mesmo que o julgamento não tenha nenhum embasamento científi co. Na maioria das vezes, inúmera uma lista de vilões, excluindo da dieta, por exemplo, a carne vermelha, o leite, comidas ricas em açúcar e gordura e produtos cultivados com agrotóxico, industrializados ou de procedência desconhecida. Assim, passa a seguir um regime alimentar extremamente rígido. Quando não consegue controlar o que come, a ortoréxica se sente culpada e impura.
O problema
Como as ortoréxicas repetem o mesmo cardápio, podem desenvolver deficiências nutricionais importantes. A carência de ferro e cálcio favorece a anemia e a osteoporose.
VIGOREXIA
A preocupação exacerbada em ter um corpo ideal, que leva à dependência da prática esportiva. É uma síndrome psiquiátrica em que a pessoa se enxerga menor do que realmente é. A vigoréxica está sempre insatisfeita com seus músculos e busca obsessivamente a perfeição. Quando se olha no espelho, vê uma mulher magra e fraca onde está um corpo construído por horas e horas de musculação. As vigoréxicas não costumam se achar doentes porque, afinal, se preocupam em ter um corpo cada vez mais saudável. O problema é que, para atingi-lo, adotam uma carga pesada de treinos contínuos, com expectativa de superar progressivamente o peso que carregam nos exercícios e, mesmo assim, jamais se sentem plenamente satisfeitas.
O problema
A vigorexia pode aumentar o stress, levar a aumento da pressão arterial e arritmia, diminuição excessiva do percentual de gordura e bloqueio da menstruação. Como consequência dessa alteração do ciclo menstrual, há diminuição de massa óssea (osteopenia) ou até mesmo osteoporose, favorecendo fraturas por stress.
Na ânsia de conseguir o aumento muscular mais rapidamente, as vigoréxicas aumentam a ingestão de carboidratos e de proteínas em quantidades acima das recomendadas, abusam de suplementos proteicos e estimuladores da hipertrofia muscular. Algumas vão ainda mais longe: apelam para anabolizantes, que alteram a orquestração dos hormônios do corpo. Na mulher, isso causa hipertrofia do clitóris e das cordas vocais, gerando aumento perceptível do timbre da voz. Além disso, o uso de esteroides pode causar lesões no fígado e parada cardíaca.
Quer ficar bonita, melhorar a autoestima e ficar de bem com você mesma, mas de forma saudável?
Eu adoro exercicios, mas não curto exageros… gostaria de ter dinheiro para estar numa academia, mas por enquanto não dá.
.-= Sissym´s last blog ..BlogZoom horrivelmente apresenta… =-.
Amiga tem um selinho para ti hoje tá aqui http://paranosdoismensagens.blogspot.com/2009/10/selos-para-os-amigos-parte-iii.html, passa por lá, ok?
Abraços forte
.-= Pincipe Encantado´s last blog ..SELOS PARA OS AMIGOS PARTE III =-.
Tudo que é demais se torna perigoso ainda mais em se tratando de beleza. Todo cuidado é pouco.
Beijo 😉
.-= Rodrigo Piva´s last blog ..Twiiter: Backgrounds SuperCriativos =-.