06/11/2012
O mais democrático dos acessórios
Like a virgin, uh! Touched for the very first time!Quando nossa querida e aclamada Madonna apareceu trajando crucifixos e rolando no chão com um vestido de noiva, os moralistas da década de 1980 não sabiam o que fazer. Mas a verdade é que não havia o que ser feito: a cantora era fenômeno mundial e a sua vestimenta acabava sendo copiada ao redor de todo o globo.
Aquela era a primeira vez que o crucifixo deixava de ser um artigo religioso para se tornar um acessório do mundo da moda. E, como sabemos, o uso do acessório perdura até hoje.
O crucifixo é um símbolo de veneração, adotado pelos cristãos após a crucificação de Jesus Cristo. No período que se seguiu, os cristão eram severamente perseguidos pelo Império Romano, por isso organizavam reuniões secretas para confabularem sobre a sua fé e, para se identificarem entre os demais, usavam um símbolo: o desenho de um peixe e o crucifixo.
Agora vamos dar um salto na história e voltar à década de 1970, meados de 1980, quando o rock se consolidava como estilo de música voltado para o protesto. Os roqueiros se opunham ao que chamavam de “falso puritanismo” e à hierarquia imposta pela sociedade política e igreja. Por este motivo, usavam adornos de cruzes para simbolizar que também tinham o direito de usar o símbolo, como qualquer pessoa, religiosa ou não.
Hoje em dia, a cruz conserva tudo o que já significou durante a história e acumulou um sentido a mais: a moda. Desde o seu uso pela cantora pop Madonna, o crucifixo passou a figurar no pescoço das moças mais ligadas ao mundo fashion. É possível encontrar cruzes em quase qualquer loja de bijuterias ou de jóias, cruzes douradas, prateadas, com pedrarias ou com uma “pegada mais rocker”.
Por falar em rock, o estilo musical vem sendo protagonista da moda nos últimos anos e incorporou quase todos os símbolos desse estilo musical no seu repertório: caveiras, jaquetas de couro, jeans, coturnos, spikes e, é claro, os crucifixos.
Não importa se você é fã de rock, pop ou devota de alguma religião cristã: os crucifixos são artigos democráticos e atendem a todos esses gostos, além de ficarem lindíssimos no visual. E aí, já garantiu o seu?