01/12/2012
O preço da beleza
Estar linda é estar em perfeita paz consigo mesma. Se você fica imaginando como as empresas de cosméticos chegam na fórmula da base que está passando no rosto nesse exato instante e torce para que nenhum bichinho tenha sofrido no processo, então esse post é especial para você.Política que pretende entrar em vigor na Europa até 2013, a proibição de testes em animais realizados pelas empresas de cosméticos aqui no Brasil também já começa a interessar o consumidor nacional e, com isso, pressiona as empresas a adotar os padrões europeus de testes de produtos de belezas.
O Bracvam (Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos) foi inspirado em um órgão similar que existe na Europa. Está na fase de credenciar laboratórios no Brasil aptos a realizar métodos que não envolvem, ou envolvendo um número estritamente necessário de animais em seus testes.
Já existe tecnologia para substituir vários testes feitos em animais e possibilidade real e animadora para o desenvolvimento de testes alternativos num futuro próximo. Para se testar moléculas desconhecidas, no entanto, não há muito o que ser feito.
Esses testes determinam se algum componente na fórmula de um novo cosmético pode provocar alguma alteração genética em seres humanos e, nesse caso, nem a Europa, nossa inspiração e altamente empenhada no término de testes em animais, conseguiu encontrar uma alternativa.
O que deve ser feito, então, é usar a menor quantidade o possível de animais e dirigir extensos estudos para a área de testes alternativos. Talvez ainda não seja possível excluir de vez os animais das fases de testes, mas já é possíveis os tratar de maneira ética, livre de crueldades.
Saber se uma empresa usa ou não animais para testes de seus produtos é um direito do consumidor, por isso, se essa é uma preocupação sua, não tenha vergonha de perguntar. A veterinária Gabriela de Toledo criou aqui no Brasil o Pea (Projeto Esperança Animal), que publica listas de todas as empresas nacionais que não fazem uso desnecessário de animais no seu controle de qualidade. Se quiser descobrir quais são, acesse aqui: http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm
Conheça mais e melhor a Pró-Copro, só clicar no botão abaixo :)