03/12/2012
Fofuras inspiracionais
Dá próxima vez que o seu chefe te encontrar vendo vídeos ou fotos de filhotinhos na internet, você vai ter uma boa desculpa. Um estudo realizado pela Universidade de Hiroshima, no Japão, revelou que perder algum tempinho vendo fotos ou vídeo de animais bebês “fofinhos”, na verdade, não é perda de tempo alguma, aumentando, inclusive, a produtividade de tarefas na empresa.
Ao todo, foram 48 jovens universitários divididos em dois grupos: 24 deles viam fotos de animais filhotes e o restante de animais adultos e alimentos apetitosos, posteriormente, realizaram teste que exigiam foco e raciocínio.
Foi observado que os estudantes do primeiro grupo tiveram melhor desempenho do que aqueles que viram fotos de animais adultos. Após uma nova rodada de jogo, o primeiro grupo continuou em vantagem em relação ao primeiro.
O artigo completo com as conclusões dos pesquisadores foi publicado na revista científica PloS ONE, no texto, os cientistas afirmavam que "coisas fofinhas não apenas nos tornam mais felizes, mas também afetam nosso comportamento". Segundo eles, "ver coisas fofas melhora o desempenho em tarefas que exigem cuidado comportamental, possivelmente por estreitar a amplitude do foco de atenção."
O motivo porque, segundo estudos, o teste surte efeito melhor com animais filhotes do que com animais adultos, é que inconscientemente, filhotes nos remetem a bebês humanos, o que, naturalmente, já nos inspira a prestar mais atenção.