04/12/2012
Candidíase: saiba o que é e previna-se
No verão, devido ao calor e à umidade, a proliferação de fungos tende a ser maior, por isso alguns cuidados ajudam você a ficar livre desse problema. Nas mulheres é muito comum o aparecimento da candidíase - infecção vaginal causada pelo fungo Candida sp - e a frequência é tanta que 7 em cada 10 mulheres já teve em algum momento da vida.
Também popular na boca, o famoso sapinho, a candidíase não é classificada como DST, - doença sexualmente transmissível - contudo, se você é sexualmente ativa, recomenda-se que o parceiro também passe pelo tratamento, pois se você está com o fungo, provavelmente ele também estará.
Tá, ok, mas como eu evito pegar essa doença? Alguns cuidados básicos te ajudam a ficar longe desse problema: não compartilhar roupas íntimas, dar preferência a calcinhas de algodão, que não deixam a pele quente e úmida, após lavar a calcinha, não a deixe secar no box, prefira o varal e em lugar arejado e evite usar o protetor diário por muito tempo.
A candidíase normalmente aparece quando a nossa resistência está baixa, depois de um resfriado, e os principais sintomas são coceira, corrimento e ardor ao urinar. Por isso, se esses sintomas aparecerem, não perca tempo em fazer uma visitinha ao seu ginecologista, pois o tratamento é simples, com o uso de remédios e pomadas.
Ter uma vida saudável, com prática de exercícios e uma dieta regular ajuda você a se afastar dessa e de outras doenças, pois o seu sistema imunológico estará forte para combatê-las. Então bora cuidar do corpo e da região íntima.