13/12/2012
O que fazer com o 13º?
Quer felicidade maior do que o final de ano chegar e junto com ele o querido, amado, idolatrado, salve, salve 13º salário? Mas você sabe usar corretamente ele, seja para sanar dívidas ou para curtir as festas? Algumas sugestões vão lhe ajudar a decidir melhor.Para as pessoas que possuem dívidas, reserve o 13º para quitá-las, principalmente as do cartão de crédito e do cheque especial que possuem juros exorbitantes, pois começar o ano novo sem dívidas é o desejo de todo mundo.
E que tal aproveitar para já começar a traçar uma estratégia financeira e criar o hábito de anotar gastos? Assim você já começa o ano preparado para qualquer imprevisto que apareça.
Não possui dívidas? Então divida a bonificação em três partes: uma para gastar, outra para poupar (seja na poupança, previdência ou investindo) e outra para os gastos conhecidos que aparecem no começo do ano, como IPTU, IPVA e afins. Se der, antecipe o pagamento de parcelamentos e financiamentos, pois em muitos lugares você ganha um super desconto.
Nessa época do ano, tente comprar os presentes com antecedência para evitar gastos desnecessários, pois nesse período de festividades, os produtos e serviços estão mais caros. Defina um orçamento voltado para os gastos e tente não ultrapassá-lo.