21/12/2012
A corrida para a qualidade do sono
Nos dias de hoje, uma noite bem dormida é muito mais que um luxo, é uma necessidades de todos os que precisam se manter ativos e em foco no dia seguinte. A privação de sono causa cansaço o que, posteriormente, pode levar ao sedentarismo e o descuido com o corpo. A ironia nisso tudo é que os exercícios físicos são excelentes no estímulo a uma noite bem dormida.
A endorfina, neurotransmissor liberado pelos exercícios que atua como anestésico e dá ao corpo a sensação de bem estar, é também uma das responsáveis pela qualidade do sono. Outra curiosidade a respeito do sono das pessoas que se exercitam é que elas tendem a acordar um menor número de vezes durante a noite e atingem níveis mais profundos de sono, sem contar que tendem a adormecer cerca de três minutos antes das pessoas sedentárias.
A prática de exercícios aeróbios ainda favorece a funcionamento do sistema respiratório, o que diminui as chances de um ronco ou de uma apneia (paradas respiratórias durante o sono) e, conseqüente, auxilia na recuperação plena do corpo para um novo dia.
É claro que os exercícios físicos não são um fator determinante no sono, para pessoas que sofrem de insônia crônica, há ainda a necessidade de investigar a raiz do problema e contar com os exercícios como um auxílio na busca das noites bem dormidas.
Conheça mais sobre a Pró-Corpo!