07/01/2013
Morena tropicana e saudável
Para os aficionados por Sol e crentes na teoria que bronzeado é sinônimo de saúde, aqui vai um conjunto de dicas para te fazer parar e pensar antes de se jogar no solão do meio dia no meio de verão.
O bronzeado nada mais é do que a produção exacerbada de melanina pela pele. Melanina é o hormônio que confere pigmentação aos cabelo e a pele, mas também é uma defesa do organismo contra os nocivos raios solares. Por isso, para os que ainda acreditam que bronzeado é sinônimo de saúde, um balde de água fria: a pele só escurece, isto é, produz mais melanina, porque o corpo entra em estado de alerta e tenta se proteger do Sol.
O que não significa, é claro, que você deva evitar o Sol: um pouco de Sol durante o dia é fundamental para que o corpo absorva a vitamina D, substância que nos ajuda a aproveitar o cálcio da comida e, assim, evitar a osteoporose. O horário "saudável"de exposição ao Sol é até às dez da manhã e após as quatro da tarde.
Se você acredita piamente que o consumo de alguns alimentos como cenoura, mamão, caqui e beterraba ajudam a bronzear mais depressa, sentimos informar que aí está outro erro: o que acontece, é que esses alimentos são ricos em carotena, uma substância amarelada que se deposita na pele. ela não causa nenhum malefício ao organismo, muito pelo contrário, é recomendado que se aumente o consumo de frutas e verduras durante a estação mais quente do ano, no entanto, a coloração proveniente desses alimentos em nada tem a ver com o bronzeado.
Quanto aos cremes "autobronzeadores", aqui cabe uma ressalva: a radiação solar é o único componente capaz de estimular uma maior produção de melanina, por isso, tomar Sol é, cientificamente falando, a única maneira de se bronzear. Esses cremes, na verdade, possuem substâncias que tingem a pele. No entanto, se a pessoa não é alérgica a nenhum componente na fórmula do creme, eles não fazem mal algum ao organismo, embora se mal espalhados, podem deixar o corpo manchado.
O único componente que deve ser evitado em cremes ou loções é o urucum, uma vez que ele acelera a ação da radiação solar na pele, queimando-a. Além das queimaduras, há um problema ainda mais latente que faz cada ano mais vítimas no Brasil: o câncer de pele. Por isso, evite abusar do Sol, usar produtos que acelerem a ação da radiação solar e procure um médico ao aparecimento de pintas ou manchas.
Por fim, há apenas uma dica, uma grande máxima de como aproveitar o verão com saúde e ainda conseguir se bronzear: use protetor solar. Além de prevenir que o corpo manche com a ação do Sol, o protetor ainda assegura que o bronzeado seja conquistado aos poucos, sem lesionar a pele e, por isso, dure mais.
Gosto dessas dicas? Então conheça mais sobre a gente!