30/03/2013
Bons cheiros e bons sonhos
Uma boa noite de sono é essencial não apenas para começar com disposição um novo dia mas também para armazenar inormações que aprendemos durante o dia, para o cerscimento, o emagrecimento e tantas outras funções vitais que falta de sono se torna uma preocupação real.A insônia pode ser causada por diversos fatores, como stress, ansiedade, preocupação, excesso de estímulos e informações, depressão, pesadelo, menopausa, TPM, pânico, medo, bebidas com cafeína, alimentos de difícil digestão e, de modo geral, uma infinidade de questões que podem ter fundo fisiológico ou psicológico. Não há uma fase certa para se desenvolver essa patologia, atingindo desde recém-nascidos à idosos, por isso, vale se armar contra esse mal.
O Dr. Edward Bach criou na década de 1930 o total de 38 essências que têm como finalidade combater as causas da insônia e, assim, fazer com o que o paciente volte a dormir. A diferença entre a medicina alternativa e os remédios alopáticos, é que a medicina natural, segundo profissionais da saúde, atuam em um nível energético, o que, em termos simples, faz com que o corpo produza determinado remédio e assim, se cure praticamente sozinho, enquanto que a medicina alopática, o uso de remédios comuns, pode levar o corpo a se viciar, embora haja com extrema rapidez.
O segredo no uso dos florais é descobrir a raíz da causa da insônia e então atacá-la com este tratamento: os florais que combatem a insônia trasitória e crônica e devem ser tomados em forma de gotas e, junto a isso, é recomendada a preparação de um spray com a mesma fragrância para borrifar no ambiente antes de ir dormir.
Muitos florais são recomendados para a insônia, veja alguns deles
White Chestnut: é indicada para pacientes que têm pensamentos indesejados e preocupações fixas e repetitivas, que causam tormento mental, transtorno muito comum para os que sofrem de ansiedade crônica e Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Aspen: Para pessoas que têm medos, preocupações indefinidas, pressentimentos e pesadelos.
Rock Rose: Recomendado para pacientes que sofrem de síndrome do pânico e sentem medo de pegar no sono e passar mal.
Red Chestnut: Para pessoas com medo e preocupação excessiva com o bem-estar dos entes queridos.
Agrimony: para pessoas com ansiedade oculta por uma máscara de bom humor, que negam e evitam a dor emocional, preferindo os soníferos para anestesiar seus sofrimentos.
Scleranthus: para os que dormem e acordam várias vezes durante a noite.
Walnut: Para os que sofrem com as influências externas e por qualquer barulhinho acordam e não pegam mais no sono. Ou até para os que têm um companheiro que ronca, perturbando o sono.
Willow: Indicado para aqueles que remoem ressentimentos e amarguras do cotidiano e não conseguem relaxar.
Impatiens: Para os que são irritados, tensos e impacientes.
Conheça mais sobre a Pró-Corpo!
Muito interessante o conteúdo.