
19/04/2013
A alimentação e a beleza eterna
A busca pela produção eterna de colágeno é uma velha conhecida das mulheres que desejam manter a pele firme e jovem, no entanto, o colágeno é responsável por mais que isso, como garantir que males como dores articulares, tendinites, fragilidade capilar, perda óssea, rugas precoce e unhas enfraquecidas não aconteçam.
Além da idade, a exposição excessiva ao Sol, o cigarro, a poluição, a herança genética, a alimentação desregradas e desbalanceada, o estresse e as alterações hormonais são motivos porque o corpo humano para de produzir tal substância que, por se tratar de uma proteína, pode ter a sua produção estimulada através de tratamentos estéticos ou até mesmo da alimentação:
Carnes, ovos, peixes são fontes de proteínas e de vitaminas B6 e B12, além de serem essenciais para a flora intestinal, ajudando na metabolização de carboidratos, lipídios e aminoácidos.
Feijão, brócolis e ervilha Estão no grupo de “folhas verde-escuras”, importantes, inclusive, para quem tem problemas de absorção de ferro pelo metabolismo.
Cerejas, uvas, soja são responsáveis pelo estímulo à renovação celular, pois contêm um potente antioxidante para neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.
Aveia e leguminosas são alimentos ricos em um mineral proveniente de vegetais, indicado no auxilio da manutenção da rigidez celular. A aveia, por sua vez, age sobre os músculos, tendões, cartilagens e articulações amenizando dores e outros problemas enfrentados devido à ausência de colágeno.
Alimentos ricos em vitamina C facilitam a síntese do colágeno, além, é claro de aumentar a imunidade do corpo contra gripes e resfriados. Abuse das frutas cítricas como laranja, acerola, limão e abacaxi.
Frutas vermelhas, por fim, são ricas em cianidina e vitamina C, antioxidantes que combatem os radicais livres. Além disso, as frutas vermelhas previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne.
Quer conhecer mais sobre a Pró-Corpo? Clique aqui!