17/04/2013
Manchas x Sardas, você sabe identificar qual é qual?
Levando em conta a quantidade alarmante de informações que chega a nós sobre pintas e problemas graves causados pelo Sol, é comum que fiquemos alarmados ao surgimento de qualquer manchinha castanha na pele, no entanto, você sabe se a mais nova aquisição da sua pele se trata de uma sarda ou uma mancha?
Em ambos os casos, o Sol é grande vilão, já que a radiação que emite, em especial durante o calor, é capaz de alterar o DNA de nossas células e produzir uma substância chamada melanina de forma exacerbada, no entanto, há ainda outros fatores responsáveis pela mudança na pigmentação da pele, como alterações hormonais, idade e predisposição genética.
As sardas não são lá um grande problema estético e nem para a saúde, embora tenha gente que se incomode com elas, geralmente são as pessoas que as possuem: ruivos e pessoas de pele e olhos claros, geralmente, são as vítimas dessas pequenas manchinhas marrom que tendem a aparecer no rosto, no peito e nas costas, ou, em geral, onde quer se exponha muito ao Sol durante o calor. Outra característica das sardas é que, se quem as tem não se expuser ao Sol diariamente, a tendência é que elas diminuam com o passar dos meses, isto é, até a próxima exposição mais severa ao Sol.
Para agilizar o processo de clareamento das sardas, é possível contar com alguns tratamentos estéticos específicos, embora se livrar delas definitivamente seja um tanto quanto complicado, já que elas costumam ser fruto de pré-disposição genética.
Já as manchas são algo com que se deve ter alguns cuidados: o grande segredo na identificação de uma mancha/pinta ou uma sarda está na coloração e no tamanho das primeiras: as manchas podem ser pretas ou avermelhadas, enquanto as sardas são sempre pequenas, redonda e de cor castanho-claro.
Ao identificar uma mancha ou pinta, é essencial que se peça a avaliação de um profissional para se certificar de que a nova pinta não traz nenhum dano mais grave à saúde, mas se você estiver na dúvida se o que tem se trata de uma pinta, mancha ou uma sarda, é uma ideia checar com um profissional de qualquer forma.
Conheça mais sobre a Pró-Corpo!
Já fiz vários tratamento estético no rosto pra mancha e não tive o resultado satisfatório com hidroquinona oli olápeelig e vitamina c o que eu faço para acabar com essas manchás me ajudar.
Olá, Vanessa! Tudo bem? Nós temos Dermaroller, Peeling Químico, Luz Pulsada e CO2 Fracionado para o tratamento de manchas faciais. O ideal é que você passe por uma avaliação com nossa especialista para ela te avaliar, indicar qual é o tratamento mais adequado para o seu caso e assim obter um melhor resultado. Venha nos visitar, a avaliação é grátis! Para agendar basta ligar 4007-1437 ou preencha o formulário da página http://bit.ly/blog-medicina-procorpo que a gente te liga! 🙂