
02/05/2013
Alimentos de cabeceira
É sabido por todos (se não através da leitura de alguma matéria, então com certeza pela experiência pessoal) que refeições exageradas e muito gordurosas momentos antes de dormir é uma péssima ideia no que se refere a qualidade do sono. O que pouca gente, sabem, no entanto, é que não é apenas uma questão de proibições, alguns alimentos podem te ajudar até mesmo a relaxar e ter um sono mais tranquilo.
Um ponto para a sabedoria popular por nomear o leire com mel como uma opção para cair num sono de qualidade. A temperatura quente do leite é reconfortante e ajuda na produção de serotonima, o que nos livra do estresse e, quanto ao mel, se trata de um carboidrato simples e que ajuda na absorção do composto portado pelo leite e que produz serotonima.
A combinação iogurte com aveia funciona da mesma forma que o leite com mel: enquanto o primeiro estimula a substância responsável pela produção de serotonima, o segundo é um carboidrato simples que facilita a absorção de tal substância, além disso, essa combinação é rica em proteínas, vitaminas, cálcio, complexo B e ainda ajuda no bom funcionamento do intestino.
As frutas secas são uma ótima opção para quem não consegue dormir sem ingerir algo doce antes: por serem desidratadas, elas possuem uma alta concentração de açúcar e fibras o que, conforme dito nos parágrafos acima: são uma ótima fonte de produção de serotonima e de compostos que absorvem a substância que instiga a produção do tal hormônio. O único ponto a se prestar atenção é a coloria das frutas secas, que é em muito superior ao das frutas frescas.
Nozes e castanhas também são petiscos recomendáveis antes de dormir: eles ajudam a equilibrar os tipos de gordura que dão saúde ao coração e melhoram os níveis de colesterol no sangue, além de também serem fonte da substância que ínsita a produção de serotonima.
A banana é um dos melhores alimentos que se pode comer antes de ir para a cama, ela possui tanto a substância que produz a serotonima como as fibras que absorvem esse composto, além se ser rica em potássio, vitaminas do complexo B e pectina, que ajudam no controle da pressão arterial, regulam o intestino e diminuem o colesterol alto.
Apesar de um tanto quanto calórica, a semente de gergelim possui as mesmas funções dos alimentos acima e pode ser consumida com iogurte, por exemplo.
Os derivados da soja também são ricos na substância que produz serotonima, além de serem ricos em proteínas, cálcio e fibras e ajudarem na redução do colesterol alto
Saiba mais sobre a pró-Corpo!