15/06/2013
Adolescência: Excesso de peito nos meninos e seios assimétricos nas meninas
O inicio da adolescência não é nada fácil. Com a chegada da puberdade algumas pessoas são vitimas de piadas, chacotas e até bullying.Para os meninos é um grande constrangimento quando os mamilos começam a se aflorar. Não são todos que passam por isso, mas em alguns casos o problema aparece por conta do excesso de gordura, em outros por conta das glândulas mamarias masculinas estar se desenvolvendo. Ou um mix dos dois fatores.
No primeiro caso a cirurgia de ginecomastia funciona como uma lipo, eliminando toda a gordura da região. Mas quando o problema é glandular é feita uma incisão em torno da aréola retirando o tecido excedente. Quando o problema surge por conta dos dois fatores os dois processos são feitos para atingir um resultado mais satisfatório.
Os dois processos podem ser feitos com anestesia geral ou com anestesia local. O pós-operatório é bastante tranquilo, as únicas exigências são: o uso de malha elástica e sessões de drenagem linfática.
Para as meninas o constrangimento é com a assimetria dos seios. Podendo gerar sérios problemas emocionais. Por isso, os pais devem se atentar as reclamações e tomar providencias para evitar o desenvolvimento de traumas . A atitude depois que os seios atingirem o tamanho “adulto” (por volta dos 18 anos) e o problema persistir, pois atividade física e outros fatores podem resolver o problema.
A diminuição da mama maior, ou ainda o uso de prótese de silicone são ótimas soluções para o caso. O acompanhamento durante o pós-operatório é fundamental. Caso a deformidade venha por outros fatores como lesões, síndromes, queimaduras na região os tratamento e cirurgias não são os mesmos.