15/05/2013
A escolha de Angelina Jolie
Ontem (14/05/2013) uma notícia abalou as estruturas das mídias do mundo todo. Angelina Joly, se submeteu a uma cirurgia chamada: dupla mastectomia preventiva, que consiste na retirada das duas mamas para evitar o desenvolvimento de câncer na região.Em nota oficial Angelina relata que sua mãe faleceu aos 59 anos após lutar contra a doença por uma década. E por ter pré-disposição genética para desenvolver esse problema, a atriz optou por evita-lo ao máximo.
A atriz tinha 87% de chances de desenvolver câncer de mama e 50% para desenvolver câncer nos ovários. Ela diz que conversa bastante com os seus filhos sobre a “mamãe da mamãe” e no fim do papo as crianças perguntavam, se o mesmo poderia acontecer com ela. Angelina pedia para as crianças não se preocuparem, mas só depois da operação ela pode dizer isso com total convicção. Pois agora, a chance do câncer aparecer é menor que 5%.
Ela portava o gene BRCA1 defeituoso. Mulheres que apresentam esse quadro têm em média, 65% de risco de desenvolver câncer.
Seu companheiro Brad Pitty esteve ao seu lado o tempo todo, em todos os exames tratamentos, e recuperação. E diz que acha que sua esposa foi muito valente ao tomar essa decisão, e acredita que essa foi realmente a melhor escolha.
Dias após a cirurgia, a atriz já estava pronta e preparada para enfrentar as gravações de seu próximo projeto.
Angelina não escondeu do publico sua atitude, pois acredita que essa é uma forma de conscientizar muitas mulheres a tomarem a mesma medida que ela. Já que dados afirmam que 458mil mulheres morrem todos os anos por conta do câncer de mama. Mas afirma que o custo do exame para descobrir a “qualidade” do gene BRCA1 seja um tanto quando árduo, em torno de US$ 3 mil nos Estados Unidos.
Aos 37 anos Angelina Joly se diz satisfeita, feliz e aliviada quanto a sua decisão.
Veja uma imagem que demonstra como funcionam os procedimentos dessa cirurgia: