Mamoplastia Redutora
Seios proporcionais ao corpo e melhora na qualidade de vida
O que é Mamoplastia Redutora
Os seios ideais devem ser proporcionais ao corpo e não devem prejudicar a saúde postural. A mamoplastia redutora é uma cirurgia para redução das mamas com tamanho e peso desproporcionais ao corpo das mulheres, que podem gerar incômodos estéticos e desconforto.
Indicações para a Mamoplastia Redutora
A mamoplastia redutora é indicada para mulheres com mamas muito grandes, pesadas, desproporcionais e que causam desconforto e problemas na coluna.
Contraindicações para a Mamoplastia Redutora
A mamoplastia redutora não deve ser feita em mulheres muito acima do peso, pois boa parte da mama é composta por gordura, que pode ser eliminada com uma dieta balanceada e exercícios físicos. A cliente não deve ter menos de 16 anos, idade em que a formação da mama está completa.
Como é feita a Mamoplastia Redutora
Existem quatro tipos de incisão que podem ser feitas para a diminuição dos seios: a incisão em forma de T (com o corte na aréola e na vertical abaixo da aréola), em L, I ou em torno do desenho da aréola. Através dessa incisão, os excessos de glândula, gordura e pele são eliminados.
Pré-operatório
Antes de fazer a mamoplastia redutora é necessário realizar uma mamografia, além de outros exames. A cliente também será orientada a interromper o uso de medicamentos a base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, Doril, AAS etc.), que aumentam a possibilidade de sangramento.
Anestesia
A anestesia pode ser geral, peridural ou local com sedação.
Duração da cirurgia
O procedimento cirúrgico de mamoplastia redutora dura de 2 a 5 horas.
Tempo de internação
O tempo de internação para a maioria dos casos é de 24 horas.
Pós-operatório
A retirada dos pontos é feita de sete a dez dias após a cirurgia. Para a melhor cicatrização, a cliente deve ficar em repouso por no mínimo 15 dias, e evitar movimentos bruscos nos primeiros 20 dias.
O uso da malha cirúrgica é imprescindível para ajudar na sustentação, bem como a utilização correta dos medicamentos e cremes prescritos pelo médico. As sessões de drenagem linfática manual auxiliam na eliminação de líquidos que causam inchaço e desconforto.
Mesmo que a cliente engravide, os resultados do procedimento serão mantidos, desde que ela continue usando a malha cirúrgica e controle o ganho de peso. Algumas clientes podem ter perda temporária da sensibilidade nos seios.