Melasma
O que é, causas e tratamentos estéticos
O que é Melasma?
O Melasma é uma mancha escura de cor amarronzada, surge principalmente na região do rosto em lugares mais expostos, se forma pela concentração de melanina da região. Esse tipo de mancha é mais frequente aparecer em mulheres por diversos fatores. Ainda não há uma cura para esse tipo de mancha, mas os procedimentos estéticos podem ajudar a amenizar e prolongar o surgimento de novas manchas.
Regiões que surgem o Melasma
O melasma surge principalmente nas regiões das maçãs do rosto, nariz, buço, testa, e bochechas. Em alguns casos podem surgir no corpo também, como braços, colo e pescoço.
Porque o Melasma se forma?
Não há uma causa definida para o surgimento dessa mancha. Mas tem relação à exposição de calor, pois essa atividade estimula a formação de melanócitos (célula responsável pela produção de melanina) e também pela melanose que é o acúmulo de melanina na pele. Além disso, o fator hormonal também está relacionado ao surgimento dela. O melasma pode ser resultado de exposição solar exagerada sem proteção, fatores genéticos e um grande influenciador é o período da gestação.
Tipos de Melasma
O Melasma pode ser classificado para três tipos, é importante saber qual é o seu grau para realizar o tratamento ideal para a sua pele.
- Melasma Superficial - Esse tipo de mancha é considerado quando está presente somente na camada mais superficial da pele. Nessa fase a pele responde bem aos tratamentos.
- Melasma Profundo - É identificado quando as células de melasma estão concentradas na parte mais profunda da sua pele tornando as manchas mais escuras.
- Melasma Misto - Esse tipo de mancha é considerado quando o melasma está presente nas camadas mais superficiais e profundas da pele.
Tratamentos para o Melasma
Os procedimentos mais indicados para o melasma são aqueles que irão estimular a renovação celular clareando as manchas como: Peeling Químico,
Lavieen, o procedimento inovador que utiliza o laser diretamente na mancha para clarear e melhorar o aspecto da pele. Após a aplicação ele estimula a produção de colágeno e estimula a ciruculação sanguínea.
Também é indicado a Enzima para o Melasma que atua de dentro para fora diretamente na região da mancha, atingindo a camada mais profunda, promovendo o clareamento do melasma.
Como identificar se tenho melasma?
As manchas do melasma podem ser identificadas através de algumas características: manchas escuras na pele, manchas com formato irregular dos dois lados do rosto. O aparecimento do melasma pode variar de acordo com a exposição solar.
Cuidados com a pele para quem tem Melasma
Alguns cuidados são extremamente importante para quem tem melasma, como se proteger da exposição solar e utilizar diariamente o filtro solar. Quando for se expor ao sol utilize acessórios, como chapéu, boné, óculos escuros, para evitar que a região tenha contato direto com o sol.
O que piora o melasma?
Além da exposição solar e do calor há outros fatores que agravam o quadro do melasma, como: estresse, alguns medicamentos principalmente o anticoncepcional e alimentos que contribuem para o aumento do estrogênio.