23/12/2012
Driblando as cruéis probabilidades
É claro que a primeira preocupação de qualquer futura mamãe é a saúde e bem estar do bebê que está por vir, no entanto, nessa fase em que os hormônios estão à flor da pele e as mulheres estão mais femininas do que nunca, é inevitável se preocupar com a aparência do corpo ao término da gravidez.
As estrias são vilãs quase certeiras para as mulheres grávidas: chegam a afetar até 90% das gestantes. O que acontece, é que a pele tem uma capacidade limitada de extensão em determinado tempo, se há ganho muito repentino de peso, a pele não consegue esticar na velocidade necessária e sua camada mais profunda (conhecida como derme), se rompe microscopicamente e as bordas destas rupturas se cicatrizam, formando o que conhecemos como estrias.
Para evitar o aparecimento das estrias, os obstetras geralmente recomendam que as grávidas observem com atenção o ganho de peso e que tente não extrapolar os dez quilos normalmente recomendados. Além disso, para dar aquela ajudinha à pele uma dica legal é tomar evitar banhos quentes e demorados, pois a água quente em contato prolongado com a pele acaba ressecando-a.
Seguindo este intuito de colaborar com a hidratação da pele, aconselha-se que as gestantes optem por sabonetes neutros e utilizem cremes hidratantes específicos para mulheres grávidas pelo menos duas vezes ao dia. Roupas confortáveis e de algodão, também são mais aconselhadas que as de tecidos sintético e justas, estas últimas, aumentando o risco de aparecimento de estrias.
A dica de ouro, como era de se esperar, continua a ser a alimentação saudável e a prática de exercícios moderados regularmente.
No entanto, como frisado anteriormente, 90% das gestantes tendem a desenvolver estrias, se este é o seu caso, saiba que no trato destas, quanto antes melhor! As estrias vermelhas podem desaparecer completamente, enquanto que as brancas podem afinar consideravelmente e ficar com uma coloração mais próxima da cor natural da pele.
Se as estrias já são uma realidade na sua vida, descubra como se livrar delas na Pró-Corpo!
2 comentários sobre “Driblando as cruéis probabilidades”