09/02/2013
Os mitos e verdades sobre a coluna
Nós atribuímos praticamente qualquer causa a dor nas costas: o colchão é macio demais, é sintoma de idade avançada, é um mal que vem atrelado à gravidez entre muitos outros. É raro também quem procure tratamento específico para as costas, delegando à sabedoria popular a responsabilidade de sanar quaisquer problemas na coluna, no entanto, e se as informações mais presentes na sabedoria popular ao que se refere a dor nas costas estiverem erradas?
O colchão duro, por exemplo, não é o mais recomendado para garantir que as costas fiquem eretas durante o sono, o ideal são os colchões firmes, mas não duros. Em contrapartida, os colchões moles demais deixam a coluna m posições inadequadas durante a noite, o que pode causar muitas dores no dia seguinte.
A dor nas costas pode surgir em crianças e adolescente e não apenas em indivíduos com idade avançada, o que pode ser sinal de má postura ou excesso de peso na mochila escolar, maus hábitos estes que podem acarretar problemas para toda a vida.
Com algumas atitudes simples, é possível evitar as dores na gravidez: usar sapatos confortáveis, prestar atenção na postura e usar sutiã de alças largas são pequenas medidas que podem garantir um maior conforto durante a gestação.
Os saltos de até três centímetros não apenas não causam dano alguma à coluna como ajudam a manter uma melhor postura. independentemente do salto dos sapatos, o essencial é manter a coluna em eixo com os saltos.
A natação, apesar de ajudar a corrigir a postura, não resolve os problemas na coluna, podendo, inclusive, agravar ainda mais o problema, pois gera uma carga excessiva na região da coluna.
A musculação não causa danos à coluna, o que causa o problema é o modo como os pesos são levantados, e não a sobrecarga em si, por isso, procure acompanhamento profissional ao menos até aprender os movimentos corretos.
Gostou dessas dicas? Então conheça mais sobre a Pró-Corpo!
Oiie tudo bem? amei o assunto.