16/01/2013
Você sabe mesmo o que é TPM?
A sigla TPM é uma velha conhecida de homens e mulheres de todas as partes: os homens sofrem as consequências da montanha russa emocional que acomete as mulheres e estas se debulham em lágrimas que vêm por motivo algum, gritam com amigos e vizinhos e sentem compulsão por doces. Mas afinal, por que isso acontece e o que fazer nesse período para evitar a avalanche de emoções inexplicáveis e passar o resto do mês fazendo as pazes com os amigos?Não são todas as mulheres que sofrem de TPM e, as que sofrem, muitas vezes enfrentam esse problema apenas por um período na vida, na maioria dos casos, dos 30 aos 40 anos de idade. A tensão pré-menstrual é, literalmente, uma montanha russa de hormônios, que faz com que as mulheres sintam sintomas físicos e psicológicos decorrentes do dia em que se encontram no período menstrual.
As queixas mais comuns são irritabilidade, oscilações de humor, depressão, dor nas mamas e cólicas. Os sintomas físicos são uma decorrência da queda e elevação abrupta da produção dos hormônios progesterona e estrogênio, enquanto os sintomas psicológicos têm como principal culpada a oscilação na produção de serotonima, hormônio que nos dá a sensação de felicidade, bem estar e alegria.
E sabe aquela vontade alucinada de comer doce? Pois então, a culpa para esse descontrole também é da serotonima, o que acontece, é que os doces aumentam a produção desse hormônio no nosso organismo, portanto, nossa vontade de comer doce nada mais é do que um manifesto do corpo de que ele tem um hormônio sendo produzido em baixa quantidade e precisa de determinado alimento para compensar a baixa produção desse.
Para evitar que a TPM, além de infernizar as mulheres nos dias que precedem a menstruação, resulte no ganho de peso, prefira sempre alimentos diet, pois estes, apesar de serem doces, não possuem açúcar.
Um dado importe e nem tão óbvio quanto parece, é que a TPM se trata de um distúrbio que antecede a menstruação, ou seja, ao término desta, todos os sintomas devem desaparecer, caso isso não aconteça, então o vilão culpado por qualquer mal estar físico ou psicológico não é a TPM, mas sim um mal jeito, dor de cabeça crônica ou até mesmo depressão.
Por isso, se as chamadas “conseqüências da TPM” persistirem, não deixe de procurar um médico.
Quer saber mais sobre nós? Clique aqui!