30/07/2013
O Papel da Psicologia na Inserção do Balão Intragástrico
Muitos são os fatores que levam os indivíduos a desenvolver a obesidade: alterações hormonais, genéticas, ambientais e psicológicas. Infelizmente, esse é um dos problemas mais enfrentados atualmente.A população obesa no Brasil esta cada vez maior, e com isso a adesão de tratamentos estéticos e cirúrgicos esta cada vez mais frequente, sendo que muitos desses procedimentos não trazem resultados satisfatórios, mesmo que o paciente perca o peso esperado na maioria das vezes voltam ao peso antigo em um ano. Pessoas que aderem esses procedimentos se sentem fortemente pressionados pelo padrão de beleza imposto na sociedade, acarretando ainda mais em suas autoestimas.
No geral os “gordinhos” são tachados de preguiçosos, incapazes, feios, relaxados e infelizes. Essas características podem se concretizar se não houver um acompanhamento psicológico em pessoas que apresentam esse quadro.
A maioria dos obesos comem mais do que devem para suprir seus transtornos psicológicos. Para eles o comer vai além de uma necessidade fisiológica, é a maneira encontrada por eles para aliviar o stress e suas tensões, o que pode gerar ainda mais problemas como frustrações, dificuldades emocionais, sofrimento e sensação de incapacidade.
A inserção do Balão Intragástrico é um grande aliado ao emagrecimento, com ele questões internas relacionadas à comida são facilmente resolvidas, já que ao ingerir uma pequena quantidade de comida já estamos satisfeitos. Mas não é apenas isso que deve ser levado em consideração quando decidimos acatar esse método, devemos modificar a forma que os pacientes lhe dão com a comida. Porem as dificuldades emocionais relacionadas à obesidade não são solucionadas pelo balão intragástrico, mas sim pelo tratamento psicológico associado.
Assim o individuo poderá se reestruturar emocionalmente e aprender a desenvolver recursos para lidar com suas dificuldades emocionais geradores da ansiedade e da obesidade.
É obrigatório fazer avaliação Psicológica para colocar balão intragastrico?
Olá, tudo bem?
No processo de emagrecimento é preciso compreender o que levou ao ganho de peso excessivo, para evitar que isto se repita após a inserção do balão gástrico. Sendo assim, em alguns casos, pode estar associado a questões psicológicas, por isso é importante o acompanhamento com um profissional especialista.