23/06/2013
Acabando com a má fama dos domingos
Apesar de a programação da TV não ser de grande ajuda é raro quem negue que domingo é um dia tedioso. Pode ser pela perspectiva irônica de que faltam ainda muitos dias para o próximo final de semana ou ainda uma lamentação mais simples: não consigo acreditar que amanhã seja segunda feira.Mas a depressão de domingo pode ser um pouco mais séria do que damos crédito: psicólogos alertam que o tédio pode desencadear isolamento, desmotivação, perda de expectativas e apatia. Para escapar do clube dos oprimidos pelo sofá basta um pouco de força de vontade: apague a televisão e aproveite, com vontade, o seu último dia de lazer.
Aliás, por falar em televisão, você sabe por que a TV aos domingos parece tão entediante? O tédio surge de atividades rotineiras que você não tem lá muita vontade de realizar, o que te faz sentir frustrado, infeliz, incapaz e insatisfeito, por isso, não faça apenas da televisão desligada a sua nova rotina de domingo: adote um domingo sem rotina para driblar o tédio.
Como não manter uma rotina é a pedida para um domingo gotoso, aproveite para combinar um programa com amigos ou familiares. Pode ser qualquer coisa: almoçar, jogar cartas ou apenas falar bobagem. Estar com pessoas queridas afasta a sensação de vazio e deixa a vida mais prazerosa.
Praticar exercícios físicos é uma excelente maneira de ter um dia agradável e vencer o tédio, já que os exercícios liberam hormônios responsáveis pelo bem estar e, segundo pesquisas, o hormônio continua agindo pelo corpo por doze horas após o exercício.
Se você não é o maior fã do mundo de exercícios físicos, então que tal, ao menos, tirar trinta minutos do seu dia para ouvir suas músicas preferidas? Este período é o suficiente para dilatar seus vasos sanguíneos e diminuir a tensão, que é mais ou menos o mesmo efeito da gargalhada ou de quando alguém toma remédios para regular a pressão arterial.
Se o motivo porque você se sente tenso aos domingos for a antecipação das tarefas que terá que realizar durante a semana, então que tal anotá-las num papel para organizar melhor os pensamentos? Outra boa técnica é endossar pensamentos positivos como “E se der certo?”, em vez de pensamentos negativos que geram ansiedade.
Outra boa ideia é tentar antecipar alguma tarefa que deveria ser realizada durante a semana, como ligar para alguém querido, ir ao mercado ou organizar o quarto. A dica aqui é tentar deixar essas atividades prazerosas, como chamar os amigos para te acompanhar no mercado ou ouvir sua música preferida bem alta enquanto arruma o quarto. Só não vale antecipar tarefas do trabalho, domingo ainda é dia de descanso!
Conheça mais sobre a Pró-Corpo!