06/07/2012
Celulite: é possível acabar com os malditos furinhos?
Quem não tem pelo menos um furinho de celulite, que atire a primeira pedra. Não dá para negar que o sonho da maioria das mulheres é se ver livre desse problema. A boa notícia é que é possível sim eliminar a celulite com um simples combo: alimentação saudável + atividade física + tratamento estético. Em parceria com o blog Beauty Display, confira esse post falando sobre o assunto mais temido pelas mulheres, a celulite!O que é a celulite?
A celulite é uma alteração do tecido de gordura que fica abaixo da pele. Quando há gordura em excesso numa área, os vasos linfáticos ficam espremidos e seu líquido acaba vazando entre as fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela sustentação da pele. Esse vazamento forma uma granulação, que dará à pele aquela aparência temida de casca de laranja. O estrogênio (hormônio feminino) aumenta a retenção de líquido e, consequentemente, a celulite. Por isso o problema é muito mais comum em mulheres. Tudo, ou quase tudo, no organismo feminino favorece a celulite: os hormônios, a predisposição genética, o fato de o corpo da mulher possuir mais gordura do que músculos. Estima-se que a celulite afeta 95% das mulheres, magras ou obesas.
O que causa a celulite?
Quais são os hábitos que pioram esse vazamento e, consequentemente, a celulite?
- Excesso de peso: apesar da celulite não ser exclusiva em mulheres acima do peso, o quadro costuma ser mais grave em pessoas obesas, devido à maior quantidade de gordura.
- Sedentarismo: Uma boa circulação e músculos saudáveis ajudam a prevenir o surgimento da celulite. Quando fazemos exercícios, nosso sangue circula melhor por nosso corpo, logo, nosso sistema linfático também trabalhará melhor.
- Produção ou ingestão hormônios: Como já foi dito, hormônios femininos podem fazer o corpo reter líquido, o que promove o aparecimento da celulite. Algumas pílulas anticoncepcionais podem piorar os casos.
- Fumo: O cigarro prejudica a circulação sanguínea e linfática, aumentando a produção de radicais livres, que causam atrofia das fibras colágenas, gerando celulite e flacidez.
- Estresse: Saturação emocional e nervosismo fazem com que o corpo retenha líquido, além de também produzir radicais livres.
- Roupa muito justa ou apertada: Dificultam a circulação do sistema linfático e favorecem o acúmulo de líquidos nas áreas de risco de celulite.
- Alimentação inadequada: Uma dieta não balanceada e rica em calorias ou sal causa tanto retenção de líquido quanto ganho de peso, ambos piorando o quadro.
- Baixa ingestão de líquidos: Quanto menos água você bebe, pior será sua circulação e mais líquido será retido. Resultado: mais celulite!
Tratamentos para celulite
Os tratamentos mais indicados para a celulite são a carboxiterapia, massagem modeladora, heccus e radiofrequência.
A carboxiterapia para celulite é um tratamento baseado na aplicação de gás carbônico no tecido subcutâneo da pele, cujo objetivo é promover a oxigenação dos tecidos e estimular o bombeamento da linfa, para diminuir o líquido nas células. São recomendadas em média 10 sessões para se obter resultados satisfatórios, sendo possível agendar até três vezes na semana.
A massagem modeladora é um tratamento muito eficiente no combate à celulite uma vez que ela mobiliza a célula de gordura. Desconstruindo esse tecido desorganizado e subnutrido com movimentos rápidos e intensos, esse tipo de massagem contribui para restabelecer a eliminação de líquidos de forma mais dinâmica.
O heccus é um equipamento computadorizado de ultrassom com corrente que promove a quebra da gordura. Deslizando sobre a pele com o auxílio de um gel condutor, o aparelho estimula a atividade metabólica contribuindo também a formação de colágeno.
Os três procedimentos acima podem ser feitos até três vezes na semana.
Já a radiofreqüência, é um tratamento que pode ser feito até 1 vez na semana nos casos de celulite. Ele promove um calor na pele, que é controlado pela fisioterapeuta com um termômetro durante toda a sessão. O calor consegue aumentar a circulação local descomprimindo a gordura e melhorando o fluxo linfático e sanguíneo.