29/01/2010
Cirurgia Plástica: Cuidados para quem operou no verão
Os cuidados necessários para a recuperação de uma cirurgia plástica não são muito diferentes durante o verão, o que muda é a forma de encará-los, já que o calor é inevitável nesses meses.
Rosto
De uma forma geral, a paciente terá de ficar em repouso em posição semi-deitada (30°) durante 20 dias. Assim que liberada pelo cirurgião plástico, também iniciará as sessões de drenagem linfática. Também entram nessa lista de cuidados: evitar o cigarro, proteger a pele com FPS alto (60, no mínimo), evitar o sol por 60 dias, no mínimo, e aplicar hidratante facial (quando liberado pelo cirurgião plástico).
Tanto a inclinação ao deitar quanto as sessões de drenagem linfática são medidas para reduzir o inchaço, e como no calor essa condição é ainda mais frequente e intensa, estas se tornam medidas essenciais. Os cuidados diários de limpeza não precisam ser interrompidos e, depois de três dias, inclua lavagem do rosto com sabonete neutro para evitar irritações. O hidratante é liberado, normalmente, após sete a dez dias, mas não use antes de falar com seu médico. A exposição ao sol é proibida, mas quando for inevitável use chapéu e óculos escuros.
Corpo
Evitar atividade física, usar cinta modeladora e fazer sessões de drenagem linfática estão entre os cuidados necessários. Na hora do banho, utilize sabonete líquido neutro ou em barra, com água morna a fria, sem usar buchas. "Pode-se fazer espuma com as mãos e aplicar sobre as cicatrizes com movimentos circulares e leves, enxaguando abundantemente. A hidratação pode começar no terceiro dia (sempre com autorização médica), mas evite a região das cicatrizes.
Já que o uso das cintas cirúrgicas é obrigatório (e o calor, inevitável), procure ficar em ambientes arejados, opte pelas malhas menos espessas, dando preferência àquelas produzidas predominantemente de algodão e, caso o repouso seja em casa, fique somente de cinta, e nada mais - quando for preciso se vestir, opte por roupas levinhas e vaporosas. E não se esqueça de trocar a cinta sempre que tiver suada - daí a necessidade de ter três peças à disposição.
Vi aqui.