05/08/2014
Como proteger o cabelo da caspa no inverno
Que o inverno é uma das estações mais elegantes do ano não temos o que discutir, não é mesmo? Mas essa época também traz consigo um tempo mais frio e seco, que nos faz exagerar um pouco em banhos mais quentes e aumentar o intervalo das lavagens do cabelo. Essas atitudes potencializam a descamação da pele do nosso couro cabeludo, causando a temida caspa.Com a chegada dos meses mais frios, nosso cabelo sofre com alguns incômodos como transpiração, descamação do couro, coceiras, aparecimento de sujeira e até mesmo o estresse, que proporcionam o crescimento de bactérias e fungos no couro cabeludo.
A caspa é um pó branco, uma descamação da pele, que pode ser fina ou esbranquiçada, mais grossa, amarelada ou gordurosa. Ela aparece na camada superficial da nossa pele e torna-se espessa ou passa a ser eliminada mais rapidamente.
A sua principal causa é a oleosidade do couro cabeludo. Há também outros fatores para o surgimento da caspa, como depressão e ansiedade, ou seja, qualquer alteração no equilíbrio do organismo modifica o ritmo da eliminação das células da epiderme, provocando a descamação.
Confira algumas dicas fundamentais para controlar o aparecimento das caspas:
- Evite banhos com água muito quente, pois ela estimula a produção de gordura da pele;
- Evite comer gordura;
- Beba no mínimo 1,5L de água por dia;
- Evite o estresse;
- Evite dormir com os cabelos molhados ou úmidos;
- Não esfregue o couro cabeludo com as unhas, isso poderá causar ferimentos na cabeça. Massageie com a ponta dos dedos, em movimentos suaves e circulares;
- Evite o uso de bonés e chapéus;
- Caso nenhuma das dicas acima alivie, procure um médico dermatologista.
Seguindo essas dicas do Blog da Pró-Corpo, você terá um inverno mais saudável e livre de caspas!
Já conhece os procedimentos da Pró-Corpo Estética? Clique no botão abaixo e agende uma avaliação gratuita. Conheça!