25/08/2021
Congelamento de Óvulos: Entenda o procedimento
O congelamento de óvulos tem se tornado bastante popular e acessível. Segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, os principais motivos para o crescimento deste procedimento são as mudanças na vida social das mulheres.Você planeja criar uma família no futuro, mas agora não é o momento certo? O congelamento de óvulos pode reduzir o risco de futuros problemas de fertilidade e possibilita adiar o sonho da maternidade.
O que é Congelamento de Óvulos?
O Congelamento de Óvulos é indicado para preservar o potencial fértil da mulher no futuro. É um processo no qual os óvulos das mulheres são extraídos, congelados e armazenados em nitrogênio líquido. As mulheres já nascem com um número fixo de óvulos. Com o passar dos anos, a quantidade e a qualidade deles vão diminuindo. Essa queda é gradativa e começa a partir dos 35 anos. A fertilidade da mulher pode chegar a uma redução de até 75% após os 40 anos.
Como é feito o Congelamento de Óvulos?
Para iniciar o procedimento, é preciso passar por consulta médica com especialista. Após a consulta, será solicitada a realização de alguns exames de sangue e ultrassom pélvico. O resultado dos exames ajudará a identificar se não há nenhuma contraindicação ao uso de hormônios e para determinar a dose necessária do medicamento.
O medicamento começa a ser tomado logo no primeiro dia da menstruação, e será ingerido por volta de 10 a 14 dias. O tempo de uso do medicamento dependerá dos resultados do exame de ultrassom que serão realizados toda semana para acompanhamento.
A coleta é feita por meio de uma punção transvaginal guiada por ultrassom com a paciente anestesiada (a sedação é leve e é como um sono rápido). Por ser feito em centro cirúrgico, o procedimento é de baixo risco e o tempo de duração é em média de 20 min.
Idade da Mulher e as Chances de Engravidar
Importante ressaltarmos que o congelamento de óvulos não garante o sucesso da gravidez no futuro, mas aumenta as chances por preservar a qualidade do óvulo do momento em que foi congelado.
Uma Mulher saudável de 30 anos tem 20% de chance de engravidar naturalmente a cada mês, enquanto as mulheres saudáveis de 40 a 44 anos possuem menos 5% de chance de engravidar naturalmente.
Melhor Idade para Congelar os Óvulos?
É indicado iniciar o tratamento a partir dos 30 anos, pois quanto mais jovem for a mulher, melhor será a qualidade dos óvulos coletados e maiores as chances de uma gravidez no futuro.
Mulheres que tem entre 35 e 38 anos, podem sim realizar o procedimento, mas a quantidade e a qualidade dos óvulos pode ser menor e isso poderá interferir no resultado quando desejar engravidar.
Em que situações o Congelamento de Óvulos é indicado:
- Para mulheres que tem histórico familiar de menopausa precoce com baixa reserva ovariana;
- Mulheres que estão a espera de encontrar o parceiro ideal e desejam preservar sua fertilidade futura;
- Mulheres que estão buscando estabilidade financeira e profissional;
- Mulheres que serão submetidas a tratamentos oncológicos que requerem quimioterapia ou radioterapia
Quanto tempo os Óvulos podem ficar Congelados?
Os óvulos podem permanecer congelados por 10 anos ou mais sem comprometer a qualidade. Assim que a mulher decide engravidar, os óvulos são descongelados e fertilizados no laboratório, os embriões formados serão transferidos para o útero.
Caso a mulher engravide de forma natural, os óvulos congelados poderão ser doados ou até mesmo descartados.