02/07/2013
De estressante já basta a vida
Que a meta da civilização moderna seja combater o estresse já um fato consagrado. Com tantas atividades, transtornos enfrentados para conseguir chegar a todos os afazeres à tempo e a quantidade sufocante de estímulos a que estamos constantemente submetidos, é natural que muitas pessoas fiquem estressadas.
Por se tratar de uma doença de fácil desenvolvimento, muitos subestimam os males causados por essa doença, como insônia, deficiência do sistema imunológico e até proporcionar distúrbios alimentares. Para os que já tentam combater o estresse por meio de exercícios, fazendo compras ou tomando diversas outras atitudes positivas e ainda assim não conseguem vencê-lo, aqui vão algumas dicas para que você se certifique de colaborar para o fim do estresse.
Freqüentar a academia ao fim do dia ou mesmo fazer compras em um shopping no fim de semana, apesar de serem atividades que liberam um hormônio que proporciona o bem estar, podem sair pela culatra. O problema com as academia à noite é que o local geralmente está bem mais cheio e, por isso, fica impossível se desconectar totalmente, relaxar e completar os exercícios para você designados.
Funciona da mesma forma com as compras, por isso, antes de colocar os seus tênis de academia ou partir para uma temporada de compras, preocupe-se em reservar pelo menos um horário do dia em que possa estar num ambiente tranqüilo, o que faz com que não estejamos submetidos a tantos estímulos, diminuindo a atividade cerebral e, com ela, o estresse.
Procure ser realista em relação à sua agenda. O cérebro entende o excesso de atividades como uma ameaça e libera os hormônios do estresse, por isso, se você marcou uma massagem relaxante no final de um dia lotado, a massagem pode ser interpretada como uma obrigação estressante, em vez de um momento de relaxamento.
No ambiente de trabalho, é até saudável dar uma pausa nos afazeres para checar o seu email pessoal ou as redes sociais, mas vale ter muito cuidado com a freqüência em que isso é feito. A cada parada, o cérebro precisa retomar o raciocínio, o que faz com que o seu ritmo de trabalho decaia e fique acumulado, causando assim, preocupações desnecessárias com sua rotina de trabalho. Além do quê, checar o email pessoal ou as redes sociais não deixa de estimular o cérebro, por isso, não podem ser contadas como atividades de relaxamento. Se estiver estressado, procure alongar ou se afastar um pouco para fazer um lanche.
Os smartphones, apesar de facilitarem uma série de atividades ao longo do dia e possibilitar que fiquemos constantemente em contato com as pessoas queridas, não pode virar um vício. Há pesquisas que comprovam que o uso desenfreado da internet está ligado à depressão, insônia e estresse, pois por ser fácil ficar mais tempo do que o planejado navegando, aumenta-se a pressão para conseguir cumprir com todos os compromissos do dia.
Manter vários contatos no facebook, segundo estudos, também é fonte de estresse. Isso porque adicionar empregadores, pais e ex-namorados, por exemplo, gera a ansiedade de ter que constantemente medir o que se dirá nas redes sociais. Às vezes você não quer que um ex saiba de algo que você disse ou fez, por exemplo.
Lotar a sua agenda do fim de semana de compromissos “prazerosos” tem o mesmo efeito no cérebro do que a academia muito lotada: acaba por estressá-lo ainda mais. Procure reservar um tempo para ficar num ambiente tranquilo, para começar a segunda feira descansado e disposto.
Ignorar completamente os problemas como forma de relaxar também não é uma boa ideia. Quando ignorados, os problemas tendem a se tornar ainda mais complexos, o que faz com que lidar com eles seja mais complicado, gerando preocupação constante e estresse. O jeito é separar dois momentos no dia: um para relaxar e outro para cuidar exclusivamente de problemas.
Beber muito líquido à base de cafeína para manter a disposição e a atenção durante o dia, provavelmente vai lhe causar problemas para dormir a noite. Algumas horas de dormir, procure não ingerir nenhuma bebida que contenham cafeína na sua fórmula, tome um banho tranqüilo, prefira programa mais amenos na TV e pratique exercícios de respiração para ter uma boa noite de sono.
Conheça mais sobre a Pró-Corpo!