13/09/2010
Diet ou Light? Você sabe a diferença?
Diariamente ao passarmos pelas prateleiras do supermercado, nos deparamos com uma infinidade de produtos com modificações em seus teores de gordura, açúcar e calorias.Antigamente estes produtos só eram consumidos pelos diabéticos e vendidos em farmácias. Atualmente, a procura por estes produtos aumentou tanto, que encontramos facilmente em supermercados.
Hoje, não só os diabéticos fazem o uso destes produtos, mas todos aqueles que querem se alimentar melhor sem abrir mão do sabor, afinal já podemos encontrar bebidas, doces, massas, sobremesas, iogurtes, queijos, etc.
- A legislação atual autoriza o uso do termo LIGHT quando o alimento possui baixos teores ou teores reduzidos de calorias, açúcares, gorduras totais e saturada, colesterol ou sódio. Esta redução deve ser de no mínimo 25% em relação ao produto similar.
- Já os produtos DIET são destinados às pessoas que apresentam doenças em que um determinado componente alimentar não pode ser ingerido ou deve ser consumido em quantidades limitadas. São produtos que possuem restrição de alguns nutrientes em sua composição como açúcar, colesterol, sódio,... .Ou seja, produto diet não é sinônimo de alimento sem açúcar!
Assim na hora da compra é sempre bom conferir rótulo e definir a finalidade para o uso do alimento. E não economiza tempo! Leia os rótulos, disque para o telefone do consumidor, informe-se!
Quando mais informado e orientado você estiver, com certeza, melhor será o controle da sua dieta e da sua saúde. E não se esqueça: para o consumo destes alimentos é importante observar o número de calorias que cada um contém, evitando o excesso, pois quando consumindo exageradamente, os alimentos de “baixas calorias” também podem engordar.
Atenção: cuidado com o chocolate dietético, pois tem mais calorias do que o original.
Dra. Letícia Candido Possebon
Nutricionista CRN 3: 20332
Gostaria de saber qual o tratamento mais poderoso no combate à celulite e o valor.
Muito obrigada.