03/04/2010
Emoções que afetam a saúde
Sentimentos como medo, dúvida ou até mágoa podem desencadear sintomas físicos por todo o corpo. É a chamada somatização, uma área que a medicina tem investigado a fundo.Não é fácil identificar, à primeira vista, uma vítima de somatização.
O transtorno, embora se apresente sob a forma de queixas clínicas variadas, raramente é identificado por sua natureza vinculada às emoções, portanto com forte componente psiquiátrico.
O que é somatizar?
O conceito foi proposto inicialmente pelo médico austríaco Wilhelm Steckel em 1921, vinculado às teorias psicodinâmicas.
Somatização, atualmente, tem diversas conotações, dependendo em que contexto é usado.
- É um termo genérico que significa a representação física de uma dor emocional. Essa dor pode ser gerada por conflito, medo, dúvida, ciúmes, inveja, luto ou até mágoa, mas sempre com repercussões no corpo.
Principais reclamações
Os dez problemas físicos mais relatados pelos somatizadores são:
- Dor no peito, fadiga, tontura, dor de cabeça, inchaço, dor nas costas, falta de ar, insônia, dor abdominal e torpor.
Esse processo se inicia quando negamos à mente o direito de sentir e se expressar.
É quando a angústia "quebra" a resistência corpórea e aparece no órgão alvo. Órgão alvo ou órgão de choque, é aquela parte de cada um que apresenta alguma vulnerabilidade, genética ou adquirida.
Assim, pessoas de famílias com histórico de hipertensão, quando estão passando por um conflito prolongado, um estresse intenso, podem vir a desenvolver problemas na área cardiovascular, enquanto indivíduos com passado familiar de câncer tendem a desenvolver um tumor sob forte pressão reprimida.
- Para enfrentar o problema, a receita é simples e direta: aceite suas emoções, aprendendo a reconhecê-las e a lidar com elas.
Confira a matéria completa aqui
Passada rápida para desejar feliz feriadão e uma ótima semana santa.