29/01/2020
Estrias: Mitos e Verdades
Você não está sozinha, essas listrinhas chatas afetam mais de 70% das mulheres no mundo. Geralmente, as estrias surgem na adolescência por conta do crescimento, pois há distensão da pele, mas também podem aparecer em decorrência de efeito sanfona, quando engordamos e emagrecemos muitas vezes, ou após a gravidez.Você já ouviu muita coisa por aí sobre estrias, mas você sabe o que é verdade e o que é mito? A Pró-Corpo mostra para você! Nós sabemos tudo sobre estrias e como tratá-las:
Se a pele esticar demais, as estrias aparecem. VERDADE
As estrias são decorrentes do rompimento das fibras de elastina e colágeno, que estão presentes na derme. Isso ocorre quando há um estiramento rápido, sem que haja tempo suficiente para que a pele se acostume à nova forma.
Só as mulheres sofrem com o problema. MITO
As mulheres são sim as maiores vítimas, cerca de 75% da população feminina sofre com as estrias. Mas os homens também apresentam o problema, sendo a taxa de incidência mais baixa, 25%.
Hormônios têm papel fundamental em relação às estrias. VERDADE
O estrogênio gera um processo chamado catabolismo, que degrada a elastina. Sendo assim, a pele perde toda a elasticidade.
Estrias vermelhas são mais fáceis de tratar. VERDADE
As vermelhas são as recentes. O tecido ainda possui fibra elástica, o que permite o seu recondicionamento rápido e a diminuição dos espaços entre os sulcos. Os tratamentos com peeling combinados a outros como a carboxiterapia, são excelentes para tratar estrias recentes, sendo os resultados mais eficazes.
Dá para eliminar estrias brancas de vez. MITO
Aqui, elas já são cicatrizes e você pode apenas suavizá-las, pois o grau de rompimento das fibras já é avançado. Com o tempo, o processo de fibrose se instalou e inclusive com a perda de melanina na área, não há como reverter o processo. Para suavizar as estrias antigas, a carboxiterapia é o tratamento mais indicado. Por meio da aplicação de gás carbônico, o procedimento causa uma inflamação dentro dessas cicatrizes, formando uma casquinha e afinando-as, além de contribuir para a produção de colágeno, fortalecendo o tecido da pele.
Usar cremes não funciona. MITO
O primeiro passo pode ser o tratamento contínuo com cremes em casa mesmo. Porém, esses cosméticos devem ser escolhidos com cuidado. É preciso conter baixa dosagem de ácidos, como o retinóico, a hidroquinona e a isotretinoína, para evitar a despigmentação e o surgimento de manchas. É indicado usar os cremes duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.
Hidratar a região previne estrias. VERDADE
Use cremes à base de ureia, lactato de amônio e óleo de amêndoas, principalmente durante a gestação, pois ajuda a lubrificar a camada externa da pele, tornando-a mais flexível. O ideal é passar após o banho, fazendo massagens suaves e circulares na região. Beber bastante líquido também ajuda bastante. Ingira no mínio 2 litros de água por dia, o equivalente a 8 copos d’água.
E aí, gostou? Você encontra super tratamentos contra estrias na Pró-Corpo! Agende agora mesmo sua avaliação gratuita com nossa Personal Estetic e conquiste o corpo dos seus sonhos!
Veja também: Leia mais um pouco e descubra o que é carboxiterapia.