16/10/2013
Farinhas Brancas – Um Perigo para a nossa Alimentação
Já reparou como as farinhas brancas estão presentes na nossa vida? Massa de bolo, panqueca, tortas, pães, tapioca dentre outras receitas as farinhas brancas estão lá! Entre as mais consumidas no Brasil podemos citar a farinha de trigo, Polvilho Doce (ingrediente principal para fazer tapioca) e até mesmo o próprio açúcar!
O que a maioria de nós não sabemos é que as farinhas brancas, no geral, quase não possuem nutrientes favoráveis ao nosso organismo. Elas são constituídas pela parte calórica e pelo amido de cereais, justamente a parte que perdeu a película vitamínica e o germe nutritivo durante o processo de industrialização.
Uma boa opção para aproveitar os nutrientes das farinhas é substituí-las pelas integrais. Essas são ricas em vitaminas do complexo B e contém quantidades razoáveis de ácido glutâmico, um elemento que favorece o desenvolvimento cerebral. Favorecendo no raciocínio lógico e memória.
Essa mesma regra aplica-se ao arroz branco em relação ao arroz integral. Onde em todo o processo de industrialização, os grãos perdem uma boa porcentagem do valor nutritivo.