25/06/2012
Fast food: vilão ou mocinho?
Refeições rápidas e gostosas naquele fast food que você gosta é muito bom. Mas também é bom saber que, junto com esse prazer, você está ingerindo muitas calorias e alimentos com alto teor de colesterol. Se você se importa com sua saúde, saiba moderar esse tipo de alimentação.
Na hora do almoço, na correria do dia-a-dia, temos muitas opções de restaurantes. Mas, às vezes, o que conta não é o preço da comida ou o prato em si, mas o tempo: para quem vive correndo, um fast food pode ser a melhor saída, pois a comida sai na hora e você pode comer rapidinho e voltar ao trabalho.
Foi exatamente esse o motivo da criação dos fast foods: oferecer comida rápida, e acabou fazendo sucesso por cair no gosto popular. No gosto pode ser, mas não no corpo: nutricionistas e profissionais da saúde alertam para o perigo no consumo desse tipo de alimento e o que eles podem acarretar na nossa saúde.
Vantagens do fast food: tempo e energia
Não podemos dizer que ele é o monstro da história: os fast foods salvam a gente em muitas situações. Tudo em excesso faz mal, mas se consumido moderadamente, o fast food pode ser uma opção interessante para os dias que você quer variar o cardápio, ou quando o tempo ta curto, ou até quando bate aquela saudade de comer um hambúrguer com os amigos.
Os alimentos do fast food podem, sim, conter alguns nutrientes e caloria para dar aquela energia que a gente precisa para o resto do dia. Uma comida de fast food pode te deixar bem para terminar aquele trabalho, o que trará muito conforto no fim da tarde.
Desvantagem do fast food: saúde
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor realizou uma pesquisa e descobriu que os lanches e acompanhamentos das redes fast food possuem 70% da quantidade de sal e gordura saturada recomendada para consumo diário de um dia inteiro, aumentando os níveis de colesterol do nosso corpo.
O consumo exagerado de alimentos de fast food faz com que o colesterol ruim do nosso corpo suba, uma das causas da obesidade. Além disso, as calorias, as gorduras saturadas e as gorduras trans desses alimentos também podem trazer sérios problemas, como diabetes e problemas cardíacos.
Para completar, o outro vilão presente nos alimentos e acompanhamentos de fast food é o sódio. O excesso de sódio aumenta a pressão, o que é muito perigoso para pessoas que sofrem de pressão alta. O sódio também sobrecarrega o funcionamento dos rins.
Então, se comer em fast food é algo que você faz regularmente, é bom ficar assustado. Tome mais cuidado com sua alimentação, e evite alimentos que podem prejudicar seriamente a sua saúde.
É melhor se cuidar agora, para não sofrer depois, certo? Portanto, aprecie com moderação.