26/06/2023
O guia completo para entender e lidar com o Melasma
Você tem Melasma, manchas escuras na pele?Se você respondeu “SIM” este conteúdo é para você!
Continue lendo para entender tudo sobre esta condição que causa muito incômodo estético e saiba como prevenir e tratar.
O que é Melasma?
O melasma é uma condição comum da pele que provoca manchas escuras e irregulares. Geralmente, é causado pela exposição excessiva ao sol, em regiões que tem bastante exposição, como: testa, bochechas, nariz e lábio superior.
O que causa o Melasma?
As causas exatas do Melasma ainda não são totalmente compreendidas, mas sabe-se que a exposição ao sol é um fator importante. A radiação UV pode desencadear a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele.
Além disso, alterações hormonais, como gravidez, uso de contraceptivos orais e terapia de reposição hormonal, podem aumentar a produção de melanina e levar ao desenvolvimento de manchas na pele. Genética também pode ser um fator, já que o Melasma tende a ser mais comum em pessoas com histórico familiar da condição.
Tipos de Melasma
O Melasma pode ser classificado em três tipos, é importante saber qual é o seu grau para realizar o tratamento ideal.
Melasma Epidérmico ou Superficial
As manchas estão presentes somente na camada mais superficial da pele, elas são manchas que aparecem com tonalidades mais escuras de marrom e são bem definidas respondendo muito bem aos tratamentos.
Melasma profundo
Neste grau, as células de melasma estão concentradas na parte mais profunda da pele, tornando as manchas mais escuras.
Melasma misto
As manchas estão presentes tanto nas camadas superficiais quanto nas mais profundas da pele.
Como prevenir o Melasma?
A prevenção do Melasma envolve principalmente o uso de protetor solar diariamente, com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Além disso, é importante evitar o uso de cosméticos e medicamentos fotossensibilizantes, e tratar qualquer doença que possa estar contribuindo para o aparecimento do Melasma.
Tratamentos para o Melasma
Existem diversos tratamentos disponíveis para o Melasma, que variam de acordo com o grau e a causa da condição. Entre os melhores tratamentos estão:
Peeling Químico
O Peeling Químico utiliza o Ácido Retinóico sobre a pele, que causa a descamação e acelera o processo de renovação celular. Diminui marcas de acne e manchas faciais, como o Melasma. Promove uma pele mais elástica, lisa e com mais viço.
Microagulhamento
O Microagulhamento utiliza um pequeno rolo com microagulhas que deslizam sobre a pele em repetições sequenciais estimulando a produção de colágeno. Melhora cicatrizes e marcas de acne e manchas escuras, como o Melasma. Melhora o aspecto da pele, proporcionando mais viço.
Enzima para Melasma
A Enzima para Melasma trata o problema de dentro para fora. Através da aplicação de substâncias como o Ácido Tranexâmico, bloqueia a produção de novas manchas, ajuda na produção de colágeno e L-Glutathion, que ajuda no clareamento da pele.
+ Quero saber mais sobre tratamentos para Melasma
O Melasma é uma condição de pele comum, mas pode ser tratado com sucesso na Pró-Corpo Estética!