31/03/2016
Orelhas de abano nas crianças: Quando operar?
Muitas pessoas, desde a infância, sofrem por ter orelhas protuberantes. Crianças com orelhas de abano acabam sendo vitimas de bullying na escola ou até nas reuniões familiares. Para evitar esse transtorno os médicos não discutem, a otoplastia deve ser feita logo na infância.A otoplastia é a cirurgia plástica que aproxima as orelhas da cabeça, deixando-as menos evidentes ao visual e esteticamente mais bonitas. Estudos atuais indicam que após os 3 anos de idade já pode ser feita a intervenção cirúrgica nessas orelhas. Porém, usualmente espera-se até os 7 anos de idade, pois é quando a criança tem mais convívio social e compreende as brincadeiras de mal gosto, além de ter riscos de complicação cirúrgica menor que uma criança de 3 anos.
O pré-requisito mais importante é a vontade da criança. A decisão de operar deve partir da criança, não dos pais. Muitas vezes, quem está incomodado não é o pequeno, mas sim a família, que não aceita a diferença do filho. Há casos em que as crianças se sentem bem com a sua aparência, portanto tome cuidado para não criar um desconforto na vida dos pequenos obrigando-os a operar.
Uma consulta pré-operatória com um médico especialista é fundamental antes de tomar a iniciativa de operar a criança e alguns exames devem ser feitos para saber se está preparado para passar pelo procedimento. Além disso, um psicológico também poderá ser consultado.
Também devemos considerar o pós-operatório, pois os pequenos terão que utilizar curativos e lidar com o inchaço nos próximos 3 dias após a cirurgia. Durante 2 meses, eles não devem praticar esportes que podem causar traumas nas orelhas, como o futebol.
Que tal realizar essa cirurgia com total segurança, planos facilitados, hospitais credenciados e médicos especializados? Clique agora no botão abaixo, agende uma avaliação para conversar com um médico:
Cirurgia de orelha