29/06/2016
Por que sentimos mais fome no inverno?
O motivo da fome absurda que sentimos no inverno é muito simples: a temperatura do corpo diminui, e, para se aquecer, o organismo humano gasta mais energia das nossas reservas, fazendo com que a gente sinta mais fome.Para que você não caia na tentação e coma desesperadamente é preciso ter bom senso e controlar a alimentação, principalmente nos fins de semana, quando costumamos dar aquelas famosas fugidinhas e comer guloseimas! Essas fugas podem ocorrer, desde que no dia seguinte você volte a seguir uma alimentação balanceada e pratique exercícios físicos.
Pensando nisso, a Dra. Letícia Candido Possebon, Nutricionista da Pró-Corpo, separou algumas dessas guloseimas tentadoras e propôs substituições nos ingredientes para deixá-las mais saudáveis. Confira a seguir!
Pipoca
Estoure a pipoca no óleo vegetal (1 fio é suficiente), em especial de milho, girassol ou canola ao invés de manteiga e não carregue no sal, pois ele retém líquido.
Doces
Substitua-os por doces à base de frutas, pois são mais saudáveis e menos calóricos.
Chocolate Quente
Uma dica para que ele fique com poucas calorias é prepará-lo com leite desnatado e cacau em pó que, ao contrário dos achocolatados, rende mais.
Sopinhas
Podem se transformar em inimigas se não for preparadas corretamente. Uma boa opção são caldos como creme de palmito, aspargos ou milho, que não precisam ser engrossados, são deliciosos e bem menos engordativos.
Torradas e pães
Opte sempre pelos integrais e, para acompanhá-las, utilize geleias naturais preparadas com adoçante ou cream cheese light.
Queijos e vinhos
Dê preferência aos queijos brancos, que ficam uma tentação com orégano. Dê preferência também ao vinho tinto, que é mais saudável e ajuda a combater o colesterol e é bem menos calórico que o vinho branco.
Molhos
Dão um toque especial nos pratos, mas também elevam o total de calorias. Dê preferência aos molhos naturais de tomate.
Fondue
Aposte em uma receita com vegetais e creme de queijo light, usando couve-flor, brócolis, abobrinha, frango, queijo cottage, leite desnatado e queijo parmesão light ralado.
Durante o inverno, também é importante comer mais vezes e diminua o intervalo entre as refeições. Aproveite que o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corpórea e aumente o francionamento das refeições no dia.
Além disso, as verduras e os legumes, que costumam ser deixadas de lado, são essenciais. As frutas, em especial as cítricas, e os vegetais verdes-escuros são fontes de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e outras infecções respiratórias.
E aí, gostou da matéria? Que tal potencializar sua dieta os super tratamentos estéticos da Pró-Corpo? Agende agora mesmo sua avaliação gratuita com nossa Personal Estetic e conquiste o corpo dos seus sonhos! Clique no botão abaixo: