06/02/2012
Queimaduras de sol: como diminuir a ardência e recuperar a pele
Não conseguiu escapar das queimaduras de sol neste fim de semana? Mesmo sabendo da grande importância do uso do filtro solar sempre, às vezes, por descuido ou teimosia acabamos não escapando da exposição exagerada do sol e nossa pele termina com aquela vermelhidão insuportável. Saiba como diminuir a ardência e recuperar a pele.Devemos tomar muito cuidado com a longa exposição no sol, pois os efeitos maléficos da radiação podem levar ao desenvolvimento do câncer de pele e envelhecimento precoce.
Dermatologistas alertam sempre o uso adequado de chapéus e óculos de sol que servem como barreira e do protetor solar. Evite a exposição no sol nos horários entre 10 e 16 horas, e no horário de verão, entre 11 e 17 horas.
Agora, se você abusou demais e sua pele está vermelha como a de um camarão, a saída é hidratação já!
Para aliviar a sensação de ardência do rosto, aposte em compressas de chá fraco e geladinho de camomila. Tome banhos frios e use cremes e géis refrescantes e calmantes à base de água. Os produtos que contém mentol, azuleno e aloe vera são super indicados. Cremes a base de vitamina A são antioxidantes e evitam o envelhecimento da pele.
Com o avanço da cosmetologia, podemos encontrar no mercado os cosméticos ultra-hidratantes, indicados para recuperação pós-sol. Aposte nos produtos que una o colágeno aos lipossomas. O colágeno melhora a elasticidade e aparência da pele e promove uma hidratação mais profunda, já os lipossomas são verdadeiros restaurados epidérmicos, pois colaboram para a reparação do manto hidrolipídico, camada de proteção da pele.
O que você não pode fazer:
- Evite banhos quentes;
- Não utilize produtos como álcool e pastas de dentes mentoladas;
- Evite sabonetes nas regiões com mais queimaduras;
- Não esfolie a pele queimada e nem quando estiver descascando;
- Não utilize produtos com anestésicos locais, como a xilocaína.
Quando a queimadura for mais grave com bolhas, febre local e muita vermelhidão procure imediatamente orientação médica. O dermatologista irá prescrever o medicamento correto via oral ou tópica.
obrigado foi muito util as informações que foram dadas por vocês.
Olá Alexandre!
Ficamos felizes que gostou do conteúdo. Continue acompanhando a Pró-Corpo!
Olha esse site é muito bom.