08/12/2010
Ser magro não significa ser saudável
É comum que a maioria das pessoas tenha mais que um padrão de beleza, um padrão estético que é quase um sinônimo de saúde. No geral, esse modelo é ser magro.Para ser considerada magra e saudável, uma pessoa deve simplesmente ter o Índice de Massa Corpórea - IMC, entre 18,5 e 24,9 Kg/m2, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Mas isso não significa estar livre de doenças como hipertensão arterial, diabetes ou dislipidemia - apesar de esses males atingirem muito mais indivíduos obesos. Tudo vai depender da história clínica e das características de cada um.
A verdade é que existem dois tipos de gordura:
As chamadas gorduras viscerais, que ficam depositadas dentro do abdômen, entre as vísceras. Elas são um fator de risco independente para doenças cardiovasculares e doenças crônicas como o diabetes. Há também as gorduras periféricas, que se depositam preferencialmente nos braços, pernas e glúteos, e não têm relação com doenças crônicas.
São as características genéticas que determinam se alguém terá mais gordura visceral ou periférica. Assim, mesmo que o paciente não tenha grande excesso de peso, mas se possuir um predomínio da gordura abdominal, este deverá emagrecer, pois terá maior risco de desenvolver doenças crônicas.
Um método indireto para estimar o excesso de gordura no abdômen é medir a circunferência abdominal. O aceitável é até 80 centímetros para as mulheres e até 94 para os homens. Caso as medidas sejam maiores, é bom procurar acompanhamento médico para não sofrer complicações.
Uma coisa é certa: parecer saudável não significa ter mesmo saúde. É fundamental que as pessoas mantenham, além do peso ideal, uma alimentação balanceada, a prática regular e contínua de atividade física, que respeitem os horários do sono e controlem o estresse.
Vi aqui
Boa tarde,
Muito bom o seu conteúdo. Perder peso não é fácil quando bem feito sem estragar a nossa saúde. Bela dicas, que concerteza irei seguir.
Obrigado
Um abraço
Olá,
Adorei o seu site. Eu própria já fui gordinha :), mas com muita força de vontade e aconselhando-me bastante em sites de emagrecimento, consegui perder 38 Kg.
Estou aqui para dar bastante força a todas as pessoas que pretendem perder peso de uma forma saudável.
Não desistam. Acreditem no vosso crer.