21/06/2016
Trombose venosa profunda em cirurgia plástica
A ocorrência de trombose venosa profunda, também conhecida como TVP, tem sido cada vez mais discutida em cirurgia plástica. Embora seus índices sejam pequenos, é importante discutirmos abertamente sobre o assunto.Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que os fatores de risco para TVP não têm relação com a qualidade da equipe médica envolvida. A maioria das condições clínicas que aumentam o risco de TVP contraindicam a realização da cirurgia plástica, embora existam exceções, como nos casos de urgências ou reconstruções.
10 principais fatores de risco de TVP
1. Obesidade (IMC acima de 32);
2. Idade superior a 40 anos;
3. Histórico de trombose;
4. Tabagismo;
5. Uso de anticoncepcionais
6. Uso de hormônios;
7. Gestação;
8. Doenças no sistema de coagulação do sangue;
9. Diabetes;
10. Imobilização em períodos longos, como viagens de avião.
Fatores de risco de TVP em cirurgia plástica:
1. Dispositivo automático de compressão, que comprime os membros inferiores em intervalos regulares, simulando a musculatura em movimentação;
2. Uso de anestesia peridural, que tem efeito antitrombose, ao invés da anestesia geral;
3. Movimentação precoce após a cirurgia;
4. Uso de meias elásticas contraindicadas pelo cirurgião durante e após a cirurgia;
5. Uso de anticoagulantes em doses profiláticas (no caso de pacientes com histórico ou grande risco de TVP).
Como é feito o tratamento da TVP:
Na ocorrência de TVP, o tratamento pode ser realizado à base de medicamentos anticoagulantes, pois impedem o crescimento dos trombos atuais e evitam o surgimento de novos, com fibrinolíticos, que desfazem os trombos atuais, ou cirurgia para retirada dos trombos. A escolha do tratamento vai depender de cada caso.
Para que a cirurgia plástica seja um sucesso, é necessário um esforço conjunto. Ao paciente, cabe seguir corretamente todas as instruções da equipe médica. Além disso, checar se a equipe médica é realmente especializada pois, segundo o CREMESP, 97% dos processos por erros médicos em cirurgias plásticas são contra médicos não-especialistas.
Quer agendar uma avaliação e conversar com um médico especialista? Clique agora no botão abaixo e preencha o formulário!