20/02/2013
Uma casa para chamar de sua
A decisão de morar sozinho é emblemática na vida de qualquer pessoa: não significa apenas sair da asa dos pais e tomar para si todas as responsabilidades com as contas, é também uma declaração social de que você é uma pessoa independente e capaz de arcar com todos os seus compromissos.Há, no entanto, uma grande diferente entre uma casa e um lar, a mesma coisa que faz tão difícil abandonar o quarto em que você morou grande parte da sua vida: aquele quarto é a sua cara, são anos e anos de lembranças e ajeitar o espaço para que ele fique funcional e do seu gosto.
A grande vantagem de se morar sozinho, é que o seu gosto pessoal não se restringe apenas ao seu quarto: é uma possibilidade de espalhar pela casa toda objetos que façam com que aquele espaço seja díspare de todos os lugares do mundo.
Apesar da empolgação que vem com este pensamento, é importante considerar algumas dicas que garantem não apenas a funcionalidade do local, mas o melhor aproveitamento do espaço que se tem:
Não sobrecarregar na decoração e na personalização do ambiente é uma boa dica que garante não apenas o valor de revenda do imóvel como também que o morador não enjoe do ambiente após um curto período de tempo.
Caso o imóvel seja pequeno, cores claras nas paredes e no chão é uma boa ideia que ajuda a dar ao apartamento uma sensação de amplitude. Os espelhos, além de terem essa mesma função, combinam com todos os tipos de decoração.
Cozinhas do estilo americano são uma ótima opção para quem gosta de receber convidados, já que o balcão possibilita a aproximação dos convidados e de quem se encontra na cozinha. Se contratar um arquiteto for uma opção viável, estude com ele a possibilidade de quebrar uma parede que ligue a cozinha com a sala. Se o espaço for pequeno, abuse dos armários embutidos que vão até o teto.
No que se refere a piso e azulejos de banheiro, a tendência hoje em dia é investir nas texturas claras e lisas, que facilitam a limpeza. Em cima da pia coloque o menor número de objetos soltos o possível, se atendo apenas àquilo que se usa diariamente objetos de decoração fáceis de limpar.
Apesar de os eletromésticos preferidos pelos jovens serem aqueles de ares modernos, é importante investir em alguns móveis com tonalidade queimada, que garantem mais aconchego a um ambiente.
Para as paredes, a tinta acrílica semi-brilho é a mais indicada, já que a higienação desta pode ser feita apenas com o uso de um pano molhado. Para um ar mais moderno, os arquitetos geralmente sugerem que o morador escolha uma parede para pintar com uma cor forte e diferente da usada nas demais paredes.
Conhece aquela lei de Murphy que diz que na frente de cada tomada disponível em uma casa há pelo menos um móvel na frente dela? Pois então, para evitar que essa lei pessimista se concretize, coloque tomadas e saídas de fio de telefone e TV em vários lugares para que, caso você um dia deseje mudar a disposição dos móveis, não esbarre nesse empecilho.
Se a sua sala de estar é pequena, lembre-se que um rack ocupa bem menos espaço que ma estante, tal qual um sofá para várias pessoas ocupa menos espaço que vários puffs espalhados.
Para o piso procure escolher um piso que não manche e não quebre, como um porcelanato.
Gostou dessas dicas? Então você precisa conhecer mais sobre a Pró-Corpo!