20/12/2021
Verão: Sua pele está preparada para essa estação?
Sua pele está preparada para o verão? É nessa época do ano que precisamos redobrar os cuidados com pele. Pois o sol pode provocar queimaduras, envelhecimento precoce e até mesmo, aumentar o risco de câncer de pele. Confira abaixo algumas dicas essenciais de como manter a pele hidratada e saudável nessa estação!Pele no verão
A cada estação, a nossa pele também sofre com as alterações do clima. No verão, ela pode se tornar mais ressecada e áspera. Vem entender as principais mudanças que acontecem na nossa pele com a chegada do calor.
Novas manchas, sardas e rugas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as áreas mais sensíveis como rosto, mãos, braços e colo, podem começar a apresentar manchas com a tonalidade marrom, pois ficam mais expostas aos raios UVA e UVB. E isso faz com que a produção de melanina fique mais acelerada.
As sardas brancas surgem devido a exposição prolongada ao sol e aparecem ao longo da vida. No caso das rugas, elas ocorrem quando os raios solares ultrapassam a barreira de proteção da pele, fazendo com que as linhas de expressão comecem a se tornar mais visíveis.
Acne Solar
A acne solar é uma inflamação ocasionada pela mistura da oleosidade aumentada da pele e a exposição em excesso aos raios de solares. A pele que já está ressecada e sensível aumenta a produção de sebo para repor a oleosidade natural, estimulando o surgimento de novas acnes.
Normalmente aparecem nas regiões que ficam mais expostas ao sol, como: rosto, costas, colo e ombro. Para evitar o surgimento delas, é indicado usar o protetor solar para o seu tipo de pele e produtos que possuem textura em gel.
A pele pode mudar de tom e se tornar mais ressecada
A mudança de tom da pele, acontece por conta de uma inflamação ocasionada pelos raios solares, fazendo com que a derme perca sua capacidade de regeneração se não estiver protegida.
No verão, a pele se torna mais ressecada pois transpiramos mais, e isso faz com que a barreira cutânea perca mais água tornando a pele mais frágil com aspecto áspero. Esse é um dos principais motivos para que nos dias quentes aumente nossa necessidade de ingerir mais líquidos refrescantes.
Além do calor e sol, há outros fatores que deixam a pele mais ressecada, entre eles são:
- Areia da praia;
- Água salgada do mar;
- Ar-condicionado;
- Uso de sabonetes de limpeza profunda;
- Cloro e outras substâncias presentes em piscinas.
Como manter a pele hidratada no verão?
A hidratação em dia evita diversos problemas e esses cuidados são mais simples do que você imagina.
Utilize protetor solar em creme
O ideal é utilizar protetor solar cremoso, além de proteger do sol, eles são rapidamente absorvidos e deixam a pele hidratada por mais tempo e não causam irritações ou descamações.
Lembre de sempre reaplicar a cada 2 - 3 horas enquanto estiver exposto ao sol. Além disso, use o protetor solar ideal para o seu tipo de pele. E nada de usar o mesmo protetor solar do corpo para o rosto, viu? O ideal é usar o filtro solar maior que 30FPS.
Então, para garantir um bronzeado bonito e saudável, é indispensável o uso do protetor solar, caso contrário, a pele pode sofrer com descamação, queimaduras e, em situações mais delicadas, até insolação.
Beba bastante água
Para manter o corpo e a pele hidratado, o ideal é ingerir bastante líquido durante o dia, pelo menos de 2 a 3 litros de água, suco de fruta natural ou chás gelados. Pois além de evitar a desidratação, refrescam o corpo.
Uma bebida bem refrescante que você pode experimentar no verão é o Suchá, ela combina com frutas refrescantes e ervas. Ideal para ajudar na hidratação.
Hidratante certo para o seu tipo de pele
Já vimos a importância de manter a pele hidratada para evitar a descamação e o ressecamento da pele. E para isso, é indicado passar os cremes ideais para o seu tipo de pele.
- Pele seca: hidratantes cremosos;
- Pele mistas: é recomendado o uso de loção hidratante;
- Pele oleosa: hidratantes em gel ou emulsão sem óleo.
Use Pós-Sol para evitar a descamação da pele
Após um dia exagerado de sol, há possibilidade da pele descamar ou criar bolhas, por isso é recomendado o uso do Pós-Sol. Ele irá evitar esse efeito e até mesmo o aparecimento de manchas pelo corpo. Na hora de escolher, opte por aqueles que tem ativos anti-inflamatórios e calmantes para ajudar na renovação celular e refrescar a pele.
Uma dica para a aplicação é usar após o banho, quando a pele estiver úmida, isso faz com que o creme penetre melhor e reponha as ceramidas da pele.
Nada de banho quente no verão
Mesmo no verão, não conseguimos deixar de lado a água quentinha do chuveiro. Mas, para manter a pele hidratada e saudável, é recomendado banhos mornos ou frios, que também são mais confortáveis para a nossa pele e não retiram a barreira natural.
Utilize acessórios
Combo perfeito: chapéu, óculos de sol e protetor solar. Esses acessórios são indicados para proteger dos raios solares.
Além de evitar queimaduras e manchas no rosto, eles ajudam a evitar a formação de linhas de expressão, pois não ficamos forçando a musculatura.
Excelente as dicas de hidratação pós sol